Com chuva, Fatma pede a banhistas que não entrem no mar em SC por 24h - Jornal Cruzeiro do Vale

Com chuva, Fatma pede a banhistas que não entrem no mar em SC por 24h

01/02/2017
Com chuva, Fatma pede a banhistas que não entrem no mar em SC por 24h

Com as chuvas que atingem boa parte de Santa Catarina desde a tarde de segunda-feira (30), a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) emitiu um alerta, nesta terça (31), pedindo que os banhistas não entrem no mar por pelo menos 24 horas, ou seja, até a tarde de quarta-feira (1). A orientação é válida para todo o litoral catarinense.

Segundo a fundação, a medida é para evitar contaminação por microorganismos que são levados pelas enxurradas até as praias e podem causar problemas à saúde. Nas horas anteriores à publicação desta notícia, as chuvas superaram os 100 milímetros em alguns pontos do estado.

Os técnicos decidiram emitir o alerta porque não haveria tempo hábil para a colocação de bandeiras indicativas. A Fatma afirma que a orientação deve se estender caso a chuva persista.

Alerta para deslizamentos

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na manhã desta terça-feira (31) por risco de deslizamentos nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí. A chuva deve continuar intensa nessas regiões.

Conforme a Defesa Civil, os volumes de chuva foram significativos nessas regiões entre a tarde de segunda (30) e a tarde de terça (31).

Florianópolis e São José, onde houve registros de deslizamentos, registraram 118 mm e 94 mm, respectivamente.

Itajaí teve acumulado de 113 mm, seguido por Balneário Piçarras, com 103 mm, Balneário Camboriú, com 92 mm, e Navegantes, com 90 mm.

A recomendação é que qualquer movimento de terra ou rochas próximas a casas, inclinação de postes e árvores, bem como e rachaduras em muros e paredes deve ser comunicado à Defesa Civil municipal ou bombeiros.

 
Fonte G1

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.