Placas de balneabilidade sofrem vandalismo no Litoral catarinense - Jornal Cruzeiro do Vale

Placas de balneabilidade sofrem vandalismo no Litoral catarinense

21/01/2020
Placas de balneabilidade sofrem vandalismo no Litoral catarinense

Atenção, banhistas! O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) alerta a população catarinense, bem como os turistas, para os recorrentes atos de vandalismo às placas de balneabilidade. Recém-instalada no litoral catarinense, a sinalização segue sendo danificada com frequência. A má-conduta pode comprometer a saúde de quem vai à praia relaxar e se divertir. Os casos mais comuns são registrados nas praias de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ingleses, localizadas na cidade de Florianópolis.

A indicação IMPRÓPRIA está sendo alterada com a remoção da primeira sílaba. Portanto, os usuários devem se atentar às cores. Se as placas forem vermelhas ou conterem dizeres nesta coloração, fique atento. Caso a palavra ou texto for escrito em verde, tranquilize sua família e aproveite o banho no mar.

Destruição

Apesar dos casos mais comuns, como a mudança no sentido da indicação, ainda foram registradas situações mais graves. Há placas sendo pichadas, retiradas do local e até mesmo incendiadas. Nesses casos, o IMA, responsável há mais de 40 anos pelo monitoramento da qualidade da água do mar para banho humano, pede que os banhistas acessem o site balneabilidade.ima.sc.gov.br ou o aplicativo Praia Segura para buscar a situação atualizada de cada um dos 231 pontos analisados no litoral catarinense.

Crime

Além de ser crime ambiental de acordo com a Lei nº 9.605/98, o vandalismo às placas de balneabilidade compromete a saúde pública e pode gerar consequências não apenas para os banhistas, mas também para todo o comércio e turismo da região.

 

Foto: Cristiano Estrela / Secom
Edição 1935

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.