Resultados do Estado na Medida são apresentados pela Secretaria da Fazenda - Jornal Cruzeiro do Vale

Resultados do Estado na Medida são apresentados pela Secretaria da Fazenda

22/06/2017

Criado para qualificar e modernizar a gestão pública de Santa Catarina, o programa Estado na Medida apresenta, ao longo do mês de junho, seus primeiros resultados práticos. O projeto-piloto viabilizou o desenvolvimento de nova metolodologia de trabalho no Instituto de Previdência do Estado (Iprev) e foi desenvolvido pelas secretarias estaduais da Fazenda e da Administração, por meio do Escritório de Processos.

Como resultado do projeto, as mudanças devem simplificar e reduzir o tempo de atendimento aos aposentados e pensionistas e ainda gerar economia de aproximadamente R$20 milhões com despesas e investimentos futuros. O encerramento da primeira rodada de capacitações ocorreu na terça-feira, 20 de junho, com a entrega de certificados a 20 gestores do Iprev.

O secretário da Fazenda Almir Gorges, idealizador do programa Estado na Medida, defende a qualificação da gestão pública. “Os recursos financeiros e humanos têm que ser bem aplicados. É preciso direcionar os investimentos para áreas prioritárias, focar na produtividade e tirar proveito das tecnologias”.

Já o secretário da Administração, Milton Martini, afirma que é necessário se envolver na modernização para oferecer serviços de qualidade aos cidadãos. “O objetivo é ter um Estado mais eficiente e enxuto. Precisamos investir sempre na melhoria da qualidade do gasto público”.

O Iprev

Os 20 participantes analisaram, durante 78h/ aulas de capacitação, os processos de pensões e aposentadorias e apresentaram aos gestores do Iprev o redesenho do modelo, focados na automação e nos serviços digitais. Agora, com a certificação, ocorre a segunda fase do trabalho, que é a implantação desta nova metodologia. A revisão dos processos deve reduzir retrabalhos; garantir a readequação da mão-de-obra, já que o uso de sistemas reduz em 70% o trabalho humano; e a otimização de recursos. Os cálculos mostram que o Estado pode poupar cerca de R$ 20 milhões em despesas futuras com a aquisição de programas e manutenção de infraestrutura.

O programa Estado na Medida foi instituído e desenvolvido através do Decreto 188/2015 pela Secretaria de Estado da Fazenda com o apoio da Secretaria de Estado da Administração. A ideia era identificar processos que poderiam ser revistos ou mesmo automatizados e estabelecer o número ideal de servidores na administração estadual.

 

Edição 1806

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.