Lista telefônica

Senar/SC qualifica gratuitamente 5.570 produtores rurais - Jornal Cruzeiro do Vale

Senar/SC qualifica gratuitamente 5.570 produtores rurais

05/10/2018
Senar/SC qualifica gratuitamente 5.570 produtores rurais

Com o objetivo de realizar a educação profissional contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), promove mensalmente cursos gratuitos aos produtores e trabalhadores rurais catarinenses.

Os treinamentos abrangem diferentes cadeias produtivas em todo o território de Santa Catarina. No mês de outubro serão 360 cursos que beneficiarão aproximadamente 5.570 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.

O SENAR/SC atua com o objetivo de organizar, administrar e executar o ensino da formação profissional rural e da promoção social dos produtores e trabalhadores rurais e seus familiares. “Além de levar profissionalização ao campo, os cursos que o SENAR/SC oferece visam assegurar plenas condições de obtenção dos objetivos e metas propostas em cada propriedade rural, proporcionando geração de renda e competitividade no mercado de trabalho, além de oferecer condições de permanência no meio rural produzindo com eficiência e lucratividade”, observa o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo.

CURSOS EM OUTUBRO

O município de Mafra terá nos dias 08 e 09 a capacitação em cultivo protegido de hortaliças. Nos dias 16 e 17 ocorre, respectivamente, em Campo Alegre e Barra Velha as qualificações em turismo rural – acolhida no meio rural e culinária de peixes e frutos do mar. Major Vieira receberá nos dias 30 e 31 o curso em educação ambiental.

No dia 16 a capacitação em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural será promovida em Benedito Novo. O município de Dona Emma terá no período de 17 a 19 o curso em bordado com patchcolagem. A qualificação em processamento de carne suína será realizada em Agrolândia. No mesmo período Itapema receberá o treinamento em derivados do leite. Nos dias 29 e 30 o município de Rio do Oeste contará com a capacitação em comercialização na propriedade rural.

A qualificação em treinamento de madeira será realizada em Florianópolis nos dias 08 e 09. O município de São José receberá nos dias 18 e 19 o curso em manejo de gado leiteiro. Nos dias 30 e 31 o treinamento em conservas de frutas, hortaliças e temperos será desenvolvido em Balneário Gaivota.

O município de Santa Cecília receberá nos dias 10 e 11 a qualificação em inclusão digital rural – informática básica. O treinamento em artesanato em tear com lã de ovelha será promovido em Urupema de 15 a 18. O município de São Joaquim receberá de 15 a 19 a capacitação em rédeas. O curso de produção caseira de pães e biscoitos ocorrerá em São José do Cerrito de 29 a 31.

No período de 08 a 11 o curso de inseminação artificial em bovinos será desenvolvido em Água Doce. A qualificação em jardineiro ocorrerá nos dias 16 e 17 em Rio das Antas. Nos dias 23 e 24 o município de Treze Tílias terá o treinamento em criação de abelha rainha. Os municípios de Timbó Grande e Videira receberão, respectivamente, as capacitações em aumento da produtividade do mel e aproveitamento integral de alimentos.

Entre os treinamentos da região Oeste está o de artesanato em tear de lã de ovelha nos período de 04 a 09 em São Domingos. Nos dias 08 e 09 ocorrerá em Ipuaçu a qualificação em operação e manutenção de ordenhadeiras. O curso em instalação e manutenção de redes elétricas será nos dias 10 e 11 em Ipumirim. O município de Lajeado Grande contará com a capacitação em emissão de Guias de Trânsito Animal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-origem) no dia 17. O treinamento em tratores e implementos agrícolas está programado para o período de 17 a 19 em Abelardo Luz. Nos dias 29 e 30 a qualificação em produção caseira de massas para congelamento será promovida em Coronel Martins.

No Extremo Oeste o município de Modelo terá de 01 a 22 o programa Segurança, Organização e Limpeza (SOL). Nos dias 04 e 05 a qualificação em criação de abelha rainha será desenvolvida em Sul Brasil. O curso de operação e manutenção de motosserra no corte de árvores será promovido em Saltinho no período de 15 a 17. O município de Maravilha terá no dia 18 a capacitação em controle de qualidade no transporte do leite. No período de 22 a 25 o treinamento em artesanato de costura em tecido será promovido em São José do Cedro. O curso de controles gerenciais da propriedade rural será realizado em Saudades nos dias 30 e 31.

 

 

Via assessoria de imprensa
 

 

 

 

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.