Acontece neste final de semana, em Blumenau, o XI Encontro Catarinense de Bombeiros. O evento é organizado pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar e Associação Corpo de Bombeiros Comunitários de Blumenau. A ação deve reunir centenas de socorristas nas dependências do Sesi.
Confira abaixo a descrição das principais atividades do encontro.
1. Combate a incêndio com extintores:
Esta é a prova mais clássica e mais completa do evento. Além de identificar o extintor correto para a classe de incêndio a ser combatida, o competidor tem que avaliar se o extintor está em condições de uso. Em seguida ele corre e usando as técnicas adequadas, apaga um fogo em um grande latão contendo líquidos inflamáveis. Trabalham em equipe um bombeiro militar, um bombeiro comunitário e uma bombeira comunitária.
2. Montagem de estabelecimento:
Esta prova consiste em montar duas linha de mangueiras, a partir de um caminhão de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros. Participam da prova um bombeiro militar, um bombeiro comunitário e uma bombeira comunitária. O objetivos é armar as linhas de mangueiras e atingir com jatos d'água duas placas a uma certa distância. Esta prova visa aferir a habilidade e a rapidez dos Bombeiros na mais antiga atividade que é o combate a incêndio através do uso da água, como agente extintor.
3. Natação:
Também com a participação de um bombeiro militar, um bombeiro comunitário e uma bombeira comunitária, esta prova testa a velocidade do bombeiro na natação. O meio aquático e sub aquático faz parte das atividades operacionais do Corpo de Bombeiros e por isso é explorado também no encontro.
4. Subida do cabo de sisal:
A prova da subida no cabo de sisal consiste na subida do bombeiro em um cabo de sisal, através da força e da técnica, tocando um sino oito metros acima. Nesta prova também participam um bombeiro militar, um bombeiro comunitário e uma bombeira comunitária. Esta prova é sempre uma das mais esperadas e disputadas, pois a junção da técnica e da força apuradas, torna a disputa muito acirrada fazendo a alegria da torcida.
5. Atendimento pré-hospitalar:
A maior atividade operacional realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina é o atendimento pré-hospitalar. Por isso desde o 1º encontro, em 1999, essa prova é realizada e sempre muito disputada. A questão é formulada e o concorrente responde levantando a letra correspondente a alternativa correta. O isolamento e a posição de costas para o público garante a sua concentração mas não impede a "angústia" da torcida.
6. Corrida Rústica
Neste XI Encontro, a comissão organizadora alterou a modalidade que antes era de caráter experimental, passando como uma prova com computação da pontuação conforme regulamento, na contagem geral das provas. Consiste em uma corrida rústica, com 6 Km para os homens e 3 Km para as mulheres. Será realizada nas ruas adjacentes ao complexo do SESI, terminando na pista oficial. O objetivo dessa prova é estimular o preparo físico do bombeiro, condição fundamental para o seu bom desempenho profissional.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).