Enem: na hora do branco, lembre-se do semáforo - Jornal Cruzeiro do Vale

Enem: na hora do branco, lembre-se do semáforo

07/11/2014 11:51

A poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, os mais de 8,7 milhões de inscritos empenham-se em tirar as últimas dúvidas e buscar os mais variados recursos para se sair bem na prova. Afinal, além de avaliar a proficiência ao final do ensino médio, o exame é também utilizado como vestibular para uma série de universidades públicas e particulares, tornando-se essencial para definir o futuro de cada participante, para qual carreira poderá seguir no ensino superior e, posteriormente, no mercado de trabalho.

Não à toa, tamanha importância pode acabar gerando uma série de reações emocionais nos estudantes na hora da prova, como o ?frio na barriga?, o nervosismo e a ansiedade, entre tantos outros. Um dos acontecimentos mais comuns relatados em exames desse porte é o ?branco? na hora de resolver uma questão. Ou seja, o estudante domina todos os conceitos, sabe resolver determinado problema, mas de repente se esquece de tudo, como se sofresse um verdadeiro apagão.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que isso é normal com todas as pessoas, especialmente pela carga emocional e pela tensão envolvida na prova. O que devemos prevenir é que o ?branco? em uma questão ou em um determinado momento, leve o estudante a um colapso total que o atrapalhe por muito tempo e prejudique todo o seu desempenho no restante da prova, comprometendo todo o seu período de estudos devido a um fator emocional.

A questão é: como se livrar do ?branco? rapidamente na hora do exame?

Uma das saídas para driblá-lo de maneira consciente e inteligente é recorrer a métodos metacognitivos. Com origem na psicologia, tratam-se de recursos organizadores do pensamento e das ações que auxiliam a monitorar e modificar as estratégias de encontrar respostas em situações de resolução de problemas. Utilizando símbolos do cotidiano, eles organizam e ampliam estratégias de pensamento, possibilitando a metacognição, ou seja, a reflexão sobre a própria ação ou pensamento. Um dos métodos mais conhecidos que tem ajudado muitos estudantes a controlar o nervosismo em avaliações é o do ?semáforo?.

Ao se deparar em uma situação em que o ?branco? apareça, lembrar da figura e das cores de um semáforo pode reorientar o estudante a dar um passo atrás, para depois seguir em frente. Primeiro, a luz vermelha indica o ?Pare! Você precisa reavaliar toda a questão novamente?. Depois, a luz amarela, que sinaliza ?Atenção! Concentre-se novamente em todos os pontos importantes?. Por fim, a luz verde, que indica ?Siga! Agora que você retomou, vá em frente e resolva o problema?.

Embora simples, o conceito do ?Método do Semáforo? tem complexidade psicopedagógica e princípios nas neurociências. Ele faz parte da Metodologia Mind Lab, adotada por quase 1 mil instituições de ensino públicas e particulares de todo o Brasil e que tem apoiado o desenvolvimento cognitivo e socioemocional desde a primeira infância, preparando-os para os desafios cotidianos. No programa, os métodos são apresentados durante a prática de jogos de raciocínio, mas o uso extrapola a sala de aula e visa ajudar os alunos em situações do seu dia a dia. Nas provas, por exemplo, o Semáforo ajuda o aluno a colocar em prática o que sabe, minimizando a influência dos fatores emocionais na sua proficiência técnica, que é o que o Enem avalia.

Boa sorte e boa prova a todos. E na hora do ?branco?, lembre-se do ?Método do Semáforo?.

Por Sandra Garcia - diretora-pedagógica da empresa Mind Lab Brasil

Edição 1638

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