Por Geraldo Genovez
Sem dúvidas, a música é uma das grandes paixões de Bruna Eloisa Basei, de 26 anos. Inclusive, é por meio desta arte que ela realiza um importante trabalho em Gaspar. Maestrina, coordena o Projeto Social Através da Música (ProSAM) para fomentar a cultura das bandas e fanfarras na cidade e no estado. Engajada no meio artístico, é um exemplo de talento que vem do bairro Coloninha.
Bruna é bacharel em Direito e, atualmente, cursa licenciatura em Letras – Português/Inglês. Desde criança, tem a música e os estudos como prioridade. Não é à toa que se tornou uma grande influência no município para quem aprecia arte. “Quero poder alcançar outras pessoas. Então, sempre procurei utilizar a arte como ferramenta de transformação social”, conta.
E deu certo! Seu trabalho fortalece o meio cultural em Gaspar e região, além da infância e juventude que se inspira a aprender mais sobre essa importante arte. Isso tudo é resultado de uma trajetória de quase duas décadas. “Meu primeiro contato com a música foi em 2002, na fanfarra da minha escola. Em 2013, comecei como maestrina”, relembra feliz.
Nesse período, algumas barreiras precisaram ser superadas. “Em 2009, o projeto de fanfarra na escola foi encerrado, deixando toda a comunidade sem amparo. Minha intenção era não deixar essa arte morrer em Gaspar, que sempre foi referência em bandas e fanfarras”, comenta. Bruna então tomou frente de uma grande responsabilidade.
Bruna destaca que hoje conta com o apoio de toda a família. Porém, no começo, seus pais ficaram receosos. “Como sempre realizei um trabalho voluntário com a comunidade, acabava investido muito do meu próprio bolso para fazer as coisas acontecerem. Conforme os projetos ganharam força, eles entenderam que a finalidade social era muito maior que a parte financeira”.
Questionada sobre suas inspirações, Bruna é enfática: “Todos os artistas locais que trabalham com arte. Essa galera luta muito e merece reconhecimento”. Nesse sentido, ela reforça que a arte precisa ser mais valorizada em todas as esferas, seja no município, no estado ou no país. “Se eu disser que o incentivo é suficiente, quer dizer que está perfeito. E sabemos que não está! Eu acredito que sempre podemos fazer mais e melhorar”, conclui.
Musicista, maestrina e professora, Bruna Basei é uma das fundadoras da Liga Catarinense de Bandas e Fanfarras. Consigo, carrega vasta experiência profissional em anos de dedicação à arte. No currículo, a jovem tem participações em eventos e projetos importantes.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).