"É gol do Tupi". O grito que durava longos segundos no ar é lembrado com nostalgia pelo ex ponta direita Orlando dos Anjos, que representou o índio gasparense entre os anos de 1955 e 1969. Além de ex-atleta, Orlando é também o proprietário de uma verdadeira relíquia para os fãs do time de Gaspar, um quadro com a foto de todos os seus companheiros de equipe que disputavam campeonatos regionais na década de 50.
Saudosista, o ex-jogador recorda com pesar a história daqueles que o acompanharam por quase 14 anos e que já se foram. "Muitos deles já morreram, é uma pena. Foram bons tempos e tenho muitas recordações de jogos e campeonatos que participamos". Dentre eles, as vitórias que marcaram a trajetória de Orlando no Tupi, como o tricampeonato da Liga Blumenauense de Futebol, o bicampeonato de Aspirantes e a conquista da taça de Bodas de Prata do Tupi.
Um dos grandes feitos da equipe que o ex-atleta faz questão de destacar é a disputa do time contra o Baependi, da cidade de Jaraguá do Sul. O jogo transcorria com muita dificuldade para a equipe gasparense, que perdia por 2 gols a 1, quando um pênalti foi marcado. O então goleiro, Guido, fez questão de enfrentar o desafio e não deixou a bola entrar.
Momentos depois, a cena se repetiu e o goleiro, mais uma vez, defendeu o Tupi evitando que o adversário ampliasse o placar. Na outra partida, realizada na casa do Baependi, Tupi vencia por 3 a 1 mas foi eliminado na prorrogação, quando o time de Jaraguá do Sul fez 1 a 0. Na oportunidade, o goleiro gasparense pegou mais um pênalti.
Hoje, Orlando guarda o quadro com a imagem de seus companheiros com muito carinho. O memorial fica exposto na parede da sala de sua casa, para que o ex-jogador nunca se esqueça dos bons momentos que passou com os companheiros. "Ainda me encontro com alguns deles para conversamos e lembrarmos um pouco daquela época", destaca.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).