Especialistas alertam para o uso do protetor - Jornal Cruzeiro do Vale

Especialistas alertam para o uso do protetor

21/11/2010

fotopg14abreMD.jpgCom a chegada do verão, entram em destaque os cuidados que são necessários para que a pele continue saudável após o período de exposição solar, que dura meses. O problema vai além de uma queimadura superficial que acontece por acidente em um dia ou outro. A radiação solar pode vir a causar câncer de pele naqueles que não se preocupam em ter pelo menos os cuidados básicos com o órgão, que é o maior do corpo humano.

?Ao contrário do que muitos pensam, pele bronzeada não é sinal de saúde. O sol em excesso, ao longo dos anos, também pode causar queimaduras e envelhecimento precoce?, alerta Carlos Eduardo Alves dos Santos, médico da Sessão de Dermatologia do Instituto Nacional de Câncer, em texto presente no site da instituição. Ele alerta ainda que o bronzeamento é uma agressão que causa danos cumulativos à pele, que reage ao receber uma carga exagerada de radiação solar. O câncer pode ser do tipo não melanoma ou melanoma, que é o tipo mais grave.

Anabel Emendorfer Zancanela, de 41 anos, sabe bem os efeitos nocivos que o sol pode trazer. Há dois anos descobriu que tinha câncer de pele do tipo melanoma. Ela retirou cinco tumores da coxa, tendo uma região que vai da virilha até o joelho afetada, em uma cirurgia e em outra, descobriu um tumor na região de trás do joelho. ?Além disso, fiz um enxerto, uma plástica de reconstrução da perna, 40 sessões de radioterapia e mais 40 sessões de fisioterapia para voltar a andar?. Durante todo este tempo, Anabel se agarrou à religiosidade, buscando nela forças para a cura. Agora ela está aguardando, vigilante, para saber se o câncer reaparecerá.

A radiação que atinge a Terra se divide em UVA e UVB. ?O raio UVB é o principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer, é mais intenso no verão e causa queimaduras. Já o raio UVA é o principal causador do envelhecimento precoce da pele e tem intensidade constante independente da estação do ano e do horário do dia, o que significa que ele está presente mesmo nos dias chuvosos de inverno?, explica a dermatologista Cristina Tonissi.

 De acordo com o Inca, ainda que o câncer de pele seja o mais frequente de todos os tipos da enfermidade e represente cerca de 25% dos tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente há altos percentuais de cura. ?Recomendo às pessoas que evitem o sol ao máximo. Ele faz bem apenas até certo ponto. Não é fácil você ver sua vida paralisar e não ir mais para a frente?, alerta Anabel, que hoje não tem mais condições de trabalhar e teve de largar a profissão de cabeleireira.

A dermatologista Cristina Tonissi passa dicas para serem seguidas por quem deseja ter uma exposição solar saudável e segura, evitando o câncer de pele e o envelhecimento precoce.
 
- Evite o sol das 10h às 16h;
- Use um filtro solar de Fator de Proteção Solar de no mínimo 15. Mas se sua pele é clara, é mais aconselhável usar filtro de FPS 30. É muito importante que haja proteção para os raios UVA e UVB;
- No dia-a-dia o filtro solar deve ser usado pela manhã e reaplicado após o almoço. Mesmo se você for ficar em casa e em dias de chuva;
- Na praia ou em caso de exposição solar, aplique o filtro 30 minutos antes da exposição e reaplique a cada 2 horas. Reaplicar também após mergulho e transpiração excessiva causada por exercícios;
- Não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas;
- Use chapéu, boné ou viseira para proteger o rosto, pois cerca de 70% dos cânceres de pele ocorrem na face. É importante também proteger o couro cabeludo;
- Na praia, use barracas de algodão ou lona porque elas bloqueiam mais a radiação UV do que as barracas de nylon;
- Evite câmaras de bronzeamento artificial, pois elas emitem uma quantidade de radiação UVA quase dez vezes maior que o sol, aumentando consideravelmente a chance de se ter um câncer de pele. Opções seguras são os autobronzeadores em creme e bronzeamento a jato.

 

edição 1248

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.