Homeopatia oferece tratamento alternativo - Jornal Cruzeiro do Vale

Homeopatia oferece tratamento alternativo

20/11/2011

Na próxima segunda-feira, 21, comemora-se o dia da homeopatia, um método de tratamento considerado uma terapia alternativa para a cura de doenças e que ainda é pouco conhecido ou utilizado nas redes públicas de saúde.
A homeopatia se baseia no princípio de que os semelhantes curam-se pelos semelhantes, levando em conta não só os sintomas no organismo, mas também o comportamento do paciente com relação à doença. ?Toda doença começa na mente. Uma pessoa pode tomar remédios a vida toda [pelo tratamento convencional]. Estabilizando a mente, a doença pode passar?, afirma o médico homeopata Euclides dos Santos, que também é clico geral e atende no Posto de Saúde do Belchior.

O tempo de tratamento através da homeopatia depende de uma série de fatores, como o tipo de doença e o perfil do paciente. ?Com o método específico, o paciente pode ficar bom em dois dias. Se o mesmo tratamento for realizado a base de antibióticos, por exemplo, a cura levaria de sete a oito dias?, conta o Dr. Euclides. Segundo a secretária de saúde da Gaspar, Honorina da Silva, a homeopatia não é utilizada na rede pública de saúde do município porque o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não incluiu esse tratamento, considerado alternativo, na atenção básica de saúde. ?Mas à medida que os profissionais fazem cursos de especialização, acabam introduzindo algumas práticas?, destaca. Para Dr. Euclides, não há como aplicar a homeopatia no sistema público de saúde pela demanda de pacientes que a rede possui.

Como funciona o tratamento

A homeopatia se baseia no princípio de que a cura pode estar na mesma substância que provocou a doença. O médico coleta material do paciente e faz o medicamento. No caso de envenenamento por arsênico ou veneno de aranha, por exemplo, é aplicada uma quantidade muito pequena da mesma substância para ?estimular o organismo a produzir sua cura?. Aos poucos, as doses vão diminuindo. ?Nada na natureza [com exceção das catástrofes] acontece de uma vez só. Ela trabalha devagar?, afirma o médico Euclides dos Santos. 

Todos os medicamentos homeopáticos são extraídos de animais, plantas ou minerais e não fazem mal. Até hoje foram testadas cerca de 3 mil substâncias, todas em pessoas sadias, enquanto que a medicina tradicional realiza experimentos em doentes e animais.

Entretanto, mesmo que a homeopatia tenha origem na natureza, ainda é necessário consultar um médico antes de se submeter ao tratamento para que o profissional de saúde faça os exames e receite o remédio adequado. Como a medicina homeopática leva em conta particularidades de cada paciente, nunca se deve aceitar a indicação de outras pessoas. Os especialistas também indicam que a pessoa não aceite sugestões de substituir um medicamento por outro na hora da compra. Nesse caso, a indicação é procurar outra farmácia. Para mais informações sobre esta forma de tratamentos de doenças, consulte um médico homeopata.

Edição 1344

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.