Pouco menos de um ano após assumir a Vara Criminal de Gaspar, o juiz Rafael de Araújo Rios Schmitt deixa a cidade Coração do Vale por um grande motivo: sua promoção por merecimento à comarca de Blumenau. Após concorrer ao cargo com outros juízes, ele recebeu o resultado na quarta-feira, dia 16 de junho, e finalizou seu ciclo em Gaspar no dia seguinte.
Com a saída do dr. Rafael, a juíza Larissa Correa Gallina assume o cargo na função de substituta. A nomeação do próximo juiz titular deve acontecer na primeira quinzena de julho.
Considerado um profissional com posição firme e, ao mesmo tempo, humana, dr. Rafael Schmitt descreve como extraordinário e desafiador o período em que comandou a Vara Criminal de Gaspar. “A pandemia acabou nos afastando do local de trabalho e dificultando as atividades normais. No entanto, o empenho de todos os envolvidos, conseguimos trabalhar firmes. Essa, inclusive, se mostrou uma característica marcante do povo de Gaspar”.
O empenho dos servidores, Ministério Público, advogados e polícias Civil e Militar também é apontado pelo juiz. “A demanda processual é grande devido à localização geográfica de Gaspar e seu potencial econômico. Porém, temos ótimos profissionais em Gaspar e boas parcerias que resultam em um excelente trabalho no combate à criminalidade”, avalia.
Além de atuar na área criminal, dr. Rafael presidiu júri; foi representante do Poder Judiciário local na condição de Diretor do Foro; e atuou como juiz eleitoral nas eleições de 2020 auxiliando o juiz Clovis Marcelino. “Muito embora tenha sido uma passagem rápida, tenho um forte laço efetivo com Gaspar. Esforcei-me ao máximo para executar um bom trabalho e espero ter contribuído para a história e o fortalecimento da comarca e região”.
A oportunidade de assumir a 3ª Vara Criminal de Blumenau surgiu com a saída do juiz Eduardo Passold Reis, que passa a atuar na primeira vara criminal. No geral, as movimentações em Blumenau iniciaram após o falecimento prematuro do juiz Cássio Lebarbechon Angulski, em abril deste ano.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).