Boris Johnson é eleito primeiro-ministro do Reino Unido - Jornal Cruzeiro do Vale

Boris Johnson é eleito primeiro-ministro do Reino Unido

23/07/2019
Boris Johnson é eleito primeiro-ministro do Reino Unido

Boris Johnson, ex-secretário das Relações Exteriores e ex-prefeito de Londres, assumirá o posto de premiê deixado vago por Theresa May, que anunciou sua renúncia, no dia 24 de maio, em meio a impasses nas discussões dos termos de saída do Reino Unido da União Europeia (o Brexit).

Nesta terça-feira, Johnson, de 55 anos, venceu a votação realizada entre membros do Partido Conservador, que governa o país, com 93.153 votos, contra 46.656 obtidos pelo atual chanceler Jeremy Hunt, o único político que restou na briga pelo posto de premiê, após rodadas anteriores de votações entre parlamentares do partido.

Johnson é defensor do Brexit e prometeu, durante a campanha, implementá-lo o mais rapidamente possível - lembrando que o prazo atual, já renegociado duas vezes, para a saída britânica da União Europeia (UE) é 31 de outubro.

Johnson, que assumirá o cargo na quinta-feira, herdará também a crise política que permeia o Brexit e que já derrubou dois premiês (além de May, David Cameron, que renunciou diante dos resultados pró-Brexit do plebiscito realizado em 2016).

 

Via Terra

 

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.