A autorização requerida pela prefeitura de Gaspar para instalação de redutores de velocidade e lombadas físicas no km 37 da BR470, local do trevo de acesso à cidade, foi negada na tarde de ontem pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, João José dos Santos. A medida não estaria de acordo com o Código de Trânsito Brasileira, que determina a proibição desse tipo de equipamento em rodovias.
Porém, o superintendente informou a Mário Mesquita, procurador geral do município, que outro tipo de redutor deve ser instaladas até o final do ano: lombadas eletrônicas. Há ainda a possibilidade de esta data ser adiantada para outubro. Nesta sexta-feira o superintendente estará em Brasília para discutir a situação do trevo, um problema antigo. O adiantamento foi a resposta dada ao procurador geral da República, Ricardo Donini, que enviou um ofício a Santos pedindo providências em relação ao trevo após se reunir com uma comissão de Gaspar na quarta-feira.
O trevo de acesso para Gaspar já ganhou, inclusive, o apelido de trevo da morte. Muitas vidas já foram ceifadas neste trecho e agora a comunidade gasparense implora por mais segurança. As cruzes e faixas colocadas nas proximidades do trevo já mostram que a comunidade não suporta mais assistir a repetidos episódios de morte no local. O principal motivador dos protestos foi um acidente entre um caminhão e uma van, que causou a morte de cinco pessoas, quatro delas, adolescentes. Um novo protesto irá parar a rodovia no sábado de manhã, às 10h, para chamar a atenção para um problema que precisa ser resolvido com urgência.
_______________________________
Gaspar solicita autorização para instalação de lombadas na 470
Representantes da Prefeitura estiveram reunidos nesta quinta-feira, 15, com o superintendente do Dnit, João José dos Santos, para solicitar a autorização para a instalação de redutores de velocidade e lombadas físicas na BR-470, nas proximidades do trevo de acesso a Gaspar. O pedido foi entregue pelo procurador do Município, Mario Mesquita. ?Vamos mostrar que esta é uma medida temporária, que ajudará a evitar novos acidentes naquele local até que o Dnit faça as instalações das lombadas eletrônicas e a construção de uma rotatória?, explica Mesquita.
O objetivo da administração municipal é sair da reunião com a autorização em mãos, para que os redutores de velocidade, conhecidos como tachões, possam ser instalado neste sábado pela manhã, durante a manifestação popular que está sendo organizada pela comunidade.
Na tarde de ontem, quarta-feira, os representantes da prefeitura estiveram reunidos com o procurador da república Ricardo Domini, em Florianópolis, para explicar a situação do trevo de acesso a cidade. segundo Mesquita, o procurador demonstrou apoio à decisão da Prefeitura de construir lombadas e instalar tachões até que as obras definitivas do Dnit sejam executadas. Participaram da reunião os representantes das três associações de moradores da Margem Esquerda, o presidente da Ampe, Rodrigo Arns, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Luis Carlos Spengler.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).