Artigos - Jornal Cruzeiro do Vale

Melhorar a gestão de sua ONG por meio de formações

Por Simone Rezende, psicóloga 

A profissionalização é uma parte muito importante para as organizações do Terceiro Setor.  Apesar desse aprimoramento ser necessário, a maioria das organizações sociais não dispõem de verbas para investir nesse quesito. Mas a boa notícia é que existem editais de formações gratuitas e que contam com um time de pessoas engajadas e dispostas em mudar essa realidade interna.

Um exemplo disso, é o Programa Voa da AmBev, que é um programa de mentoria e capacitação em gestão para ONGs. Os funcionários da AmBev doam tempo e conhecimento para alavancar o impacto social das organizações que atuam no desenvolvimento, educação e geração de oportunidades para crianças e jovens. O apoio e mentoria desses funcionários voluntários ajudam na implementação dos conteúdos aprendidos na gestão e dia-a-dia das organizações.

A Associação Beneficente Vivenda da Criança participou do programa em 2018 e foi uma experiência enriquecedora. Além de aprender com a forma de fazer gestão da AmBev, conseguimos implementar diversas ferramentas para ter os processos realizados pela ONG mais organizados. O resultado disso foi que a ONG recebeu o Prêmio de Melhores Práticas Voa Doar pela sua política de pessoal já implantada durante o Prêmio Melhores ONGs.  

E após o programa Voa, as organizações entram no Programa de Excelência (PEX). Em 2019, através do PEX, com o acompanhamento das nossas mentoras Marina Zibetti e Lara Tostes, desenvolvemos um plano de ação para melhorar processos administrativos da instituição e ferramentas para ter um plano de captação de recursos e comunicação mais eficaz. E no final fomos aprovados no Programa de Excelência, recebemos o Selo Gestão e Confiança Voa / Instituto Doar e recebemos um prêmio de ONG com Maior Destaque.

Por meio dessa parceria, a Vivenda recebeu a visita da influenciadora Nah Cardoso que foi conhecer nossos projetos e participou de algumas atividades com nossos atendidos. Recebemos doações de 15 mil garrafas de 2 litros de Água Mineral Natural Ama, produzida pela Ambev e que foram distribuídas para as famílias atendidas. E ainda tivemos um de nossos ex-atendidos, Guilherme Dias, selecionado para contar sua história de sucesso que foi apresentada no Dia Nacional do Voluntário em prédios do centro de São Paulo, por meio de projeções.

Uma outra instituição que investe em formações para as organizações sociais é a Gerando Falcões. Em 2020, tivemos outra parceria de sucesso que foi formação pela Falcons University da Gerando Falcões. Nossa Diretora de Operações, Simone Rezende, participou de encontros virtuais e presenciais, teve mentorias e desenvolveu um projeto para a sustentabilidade da instituição. Fomos ainda uma das organizações contempladas pela campanha “Corona no Paredão” e distribuímos cestas digitais para as famílias atendidas que, somadas, movimentaram mais de 180 mil em economia local e cadastramos nossos atendidos na plataforma Gerando Educação que tem conteúdos didáticos e que não consomem os dados móveis dos usuários.

Formações assim, além de melhorar os processos e gestão da ONG, ainda proporcionam oportunidades de ampliar sua comunicação para o grande público, melhorar a mobilização de recursos e ampliar a qualidade do trabalho realizado.

 

Edição 2007

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.