Em português a palavra educação pode ser entendida ao menos de duas formas. A primeira como respeito ao outro, boas maneiras e cordialidade. Entretanto, ainda entendemos educação como instrução formal, vida escolar ou formação acadêmica.
Se faço esta distinção de início é porque embora a palavra seja a mesma, as realidades que ela designa são diferentes. A educação como respeito, boas maneiras... é função da família, pois é esta a primeira comunidade da qual fazemos parte e são nossos pais os responsáveis por nos ensinar o respeito ao outro, o que podemos ou não fazer, enfim são os pais os responsáveis por dar limites aos seus filhos.
Então, temos a tarefa da escola, cuja função é dar conta do segundo significado a palavra educação, a instrução formal, o acompanhar pelo caminho do conhecimento e ampliar e diversificar o contado social e cultural do aluno.
O nosso problema é que muitas vezes a família não tem cumprido a sua tarefa, pois temos crianças que chegam a escola sem o mínimo da educação que se esperava que viesse de casa. Então a escola que tem regras que devem de ser cumpridas, como por exemplo: os alunos tem suas salas, seus lugares, horários e tarefas e tem de tratar os demais com o mínimo de cordialidade, já não consegue fazer cumprir tais regras e assim gerar um ambiente no qual seja possível investir o tempo e esforço docente na tarefa intelectual.
Aqui entra um problema pedagógico desolador nos nossos dias, o ambiente de muitas de nossas escolas se resume a uma clausura forçada na qual observamos gritos, agressões verbais e físicas e todo tipo de falta de educação, em tal ambiente não se deve esperar aproveito pedagógico relevante.
Embora, seja este um grande problema, não devemos pensar que não tenha como ser resolvido. Uma vez que família e escola tomem consciência de tal situação, juntas podem começar a pensar em soluções, se os pais não estão preparados para a parte que o cabe na educação, deve a escola ou outras instituições instrui-los nesta tarefa. Já a escola, por mais difícil que seja, tem que cobrar cada vez mais o envolvimento da família, e responsabiliza-la pela parte que lhe cabe na educação a fim de garantir a todos os alunos um ambiente saudável e propicio a aprendizagem. Pois sem a educação que vem de casa dificilmente se adquire a educação escolar.
Tiago Correia | Professor de Filosofia da rede municipal de Gaspar
Edição: 1694
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