ONU, o referencial do mundo! - Jornal Cruzeiro do Vale

ONU, o referencial do mundo!

22/09/2017 09:50
Por Cícero Maia, professor.

A Organização das Nações Unidas – ONU é uma instituição internacional composta por 193 Nações do planeta que, juntas, se comprometem a zelar pelo bem-estar da população do mundo procurando preservar os valores que dão dignidade à vida de todas as pessoas.

Essa Instituição é presidida, atualmente, pelo senhor Antônio Guterres, português, funcionário de carreira dessa considerada casa que está atenta a todo o tipo de anomalia natural ou social que possa interromper ou impedir a paz tão necessária à saúde mental de toda a população.

A ONU procura participar da solução dos problemas internacionais por meio de comissariados como o ACNUR, ou seja, o Alto Comissariado da Nações Unidas para Refugiados. Este visa a socorrer pessoas que, por questões alheias a suas vontades, tiveram de deixar os seus países e andar, mundo a fora, como pessoas sem pátria à procura de um lugar para estabelecer as suas vidas. O Brasil tem socorrido, na medida do seu possível, os refugiados vindos da Venezuela que está sendo transformada aos poucos em uma Nação sem condições de abrigar os seus nacionais em função de decisões que afastam os mesmos para fora de suas fronteiras.

O Haiti foi vítima, há tempos atrás, de um abalo sísmico que destruiu o país. A ONU, deslocou para lá um contingente de profissionais para amenizar o sofrimento daquele povo vítima de uma explosão da natureza. No caso do Haiti, a contribuição brasileira foi a de enviar um contingente militar para promover a ordem social no meio daquele caos de destruição e desespero das famílias que perderam tudo.

A ONU promove agora a 72ª (septuagésima segunda) Assembleia com vistas à busca de uma vida decente para todos considerando a sustentabilidade do Planeta. Por força de tradição, o Brasil continua sendo o país que abre esta sessão anualmente. Somos um país, forçosamente, vistoso pelas nossas características particularidades como, por exemplo, continentalidade, pacificidade, muitíssimo bem integrado à comunidade internacional onde, na medida do seu possível, contribui com o desenvolvimento de todos por meio do comprometimento de acordos internacionais os quais faz parte e que visam promover o bem da comunidade internacional.

O Brasil abriu a presente sessão fazendo referência ao seu momento econômico e social alvissareiro informado a todos que os horizontes que se descortinam são motivadores e confiantes.

 

Edição 1819

Comentários

clarice maia
23/09/2017 20:34
gostei muito do comentário sobre a importância da ONU, por que estamos vivendo um conflito mundial, e temos este grande órgão que tenta pelo menos manter um diálogo para
nos confortar num momento tão confuso.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.