Além das tradicionais e históricas datas de 2 e 7 de setembro, Blumenau e os blumenauenses vão ter nesse mês próximo mais um importante acontecimento a comemorar.
É o aniversário dos 25 anos de inauguração do Neumarkt Shopping, pioneiro em Blumenau e o segundo de Santa Catarina, aqui implantado em 29 de setembro de 1993, graças ao espírito empreendedor do catarinense Jaimes Almeida Junior. A arrojada iniciativa, colocou Blumenau na rota das cidades brasileiras dotada de grandes shoppings. Com suas 148 lojas, cinemas, bares e restaurantes, o Neumarkt, ao ser instalado, revolucionou o comércio blumenauense que teve de se reorganizar para atender o extraordinário número de visitantes e turistas.
Realmente, a dinâmica da cidade e do Vale do Itajaí também mudou, registrando novo padrão de consumo, lazer e gastronomia.
Também influenciou no comportamento das pessoas, pois trouxe modernidade, movimentou a economia, gerando emprego e oportunidades para lojistas e novos empreendedores.
Entre as grandes mudanças trazidas pelo Neumarkt estão o primeiro McDonald’s da região do Vale, a primeira sala de cinema VIP do estado e a vinda de importantes marcas antes só encontradas nos grandes centros.
Desde que aqui se instalou, o Neumarkt tem sido um shopping em constante evolução, já tendo passado por diversas expansões e modernizações.
Em 1997 a área construída passou de 47 mil m² para 81 mil m². No ano 2000 foi ampliada a área de serviços e, em seguida, inaugurada no pavimento superior a nova praça de alimentação.
Com a expansão do Neumarkt e a chegada de novas lojas, foram construídos novos sanitários enquanto o estacionamento, também ampliado, ganhou 320 novas vagas. Novas escadas rolantes foram instaladas.
Classificado entre as principais referências da cidade em grandes marcas, gastronomia e entretenimento, o Neumarkt investe constantemente para não desmerecer essa bela classificação. Por isso, entre os diferenciais que oferece estão também o espaço família, com ambiente para amamentação, fraldário, empréstimo de carrinho de bebê e sanitário família.
O Neumarkt oferece ainda uma ampla gama de serviços para quem busca facilidade e conveniência no dia a dia, como correio, farmácia, salão de beleza, lan house e agência de viagens.
Ante o sucesso de Blumenau, o empresário Jaimes Almeida Junior pôs em prática a sua dinâmica empreendedora e instalou shoppings na cidade de Joinville, Balneário Camboriú, Grande Florianópolis, Criciúma e mais um na região norte de Blumenau.
Ao contribuir para o maior desenvolvimento dessas cidades, a Almeida Junior, com esses investimentos, criou 14 mil empregos diretos e, em reconhecimento, já recebeu várias premiações e condecorações de entidades dirigentes do setor e órgãos públicos do estado.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).