PROJETO FERROVIÁRIO PARA O VALE - Jornal Cruzeiro do Vale

PROJETO FERROVIÁRIO PARA O VALE

23/10/2012 07:40

O governo federal vem desenvolvendo ações para recuperar vários trechos ferroviários que foram desativados na década de 1970. Inicialmente o projeto visava beneficiar o transporte de cargas, porém agora, dada a necessidade de melhorar a mobilidade, o governo resolveu criar 21 linhas de trens de passageiros usando inclusive antigos ramais.

Além do trem de passageiros, oferecer um transporte seguro, barato e confortável, com as duas dezenas de linhas que estão sendo projetadas, o governo favorecerá uma demanda de milhões de passageiros, desafogando o transporte rodoviário que está a cada dia mais precário e difícil. É que só agora o governo se deu conta de que há meio século, ou seja, na década de 60 o transporte ferroviário atendia 100 milhões de passageiros por ano, enquanto hoje esse número baixou redículamente para apenas 1 milhão e meio.

Alertado para a grave situação, que já tem reflexo na economia do país, o governo mobilizou-se através do Ministério dos Transportes para recuperar essas 5 décadas de abandono do transporte sobre trilhos. Graças a isso hoje já tem projetos em andamento que, se concretizados, dariam ao país 3.334 km de trilhos para o transporte ferroviário em 14 estados da federação. Os 3 estados do sul estão contemplados no projeto com a recuperação de importantes trechos. Em Santa Catarina a região a ser contemplada é o Vale do Itajaí com a ligação Itajaí-Blumenau-Rio do Sul, num total de 146 km, segundo o projeto.

Para uma região pujante e desenvolvida como a nossa, que sofre e se vê cada vez mais tolhida e prejudicada pelos graves problemas de mobilidade: para uma região que já experimentou a importância do transporte ferroviário, não poderia ser mais auspiciosa a notícia que estamos comentando.

O importante agora é acreditar e não só acreditar, mas agir. Agir, reunindo as lideranças do Vale em torno do projeto. Agir, reunindo dados e números que mostre a pujança econômica do Vale e o que representaria para a região a ligação ferroviária Itajaí-Blumenau-Rio do Sul. Agir, indo de encontro aos técnicos que estão elaborando os projetos em Brasília, pois tão logo estes estejam prontos as obras estão previstas para serem iniciadas no prazo de 5 anos. O Vale tem todos os motivos para correr atrás desta notícia.

Álvaro Correia

 

Edição 1434

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.