Uma obra histórica - Jornal Cruzeiro do Vale

Uma obra histórica

12/11/2010 08:51

Sim, essa é a nossa classificação sincera sobre o livro ?Homens que fizeram a história! De autoria do jornalista e ex-deputado Alvaro Correia e que este jornal estará lançando em princípio do mês próximo.

Diria mesmo que este será o grande presente de natal para a família gasparense que terá em mãos uma obra com todo o resgate histórico dos homens e mulheres que construíram a grandeza desse município a partir da sua emancipação em 1938.

Convidada, como professora para fazer a revisão, confesso que me impressionei e, às vezes, até me emocionei diante de biografias marcadas por gestos e atitudes abnegadas, fatores determinantes para superarem os obstáculos e levarem avante, sem esmorecimento, a construção de um município forte e altaneiro que despontava no médio Vale do Itajaí.

A obra que homenageia em primeiro lugar os políticos do passado que sem nada ganhar, ao contrário de hoje, exerceram importantes cargos públicos, de Prefeito a Vereadores, organizando a estrutura administrativa do Município, para que Gaspar crescesse e se desenvolvesse ordenadamente. É até interessante perguntar, como os Vereadores de Barracão, do Gaspar Grande, do Belchior, vinham participar das reuniões da Câmara?

Certamente que de carroça ou a cavalo. Mas, nem por isso, deixaram de dar a sua grande contribuição para o progresso de Gaspar.

O livro conta detalhes fascinantes das histórias, por exemplo, do primeiro médico da cidade Dr.Abelardo Viana; do primeiro farmacêutico, Anfilóquio Nunes Pires; da primeira parteira, Sra. Maria Hendrichas, que veio da Alemanha; da famosa benfeitora de Gaspar, Maria Cândida Hoeschl.

O primeiro e o ultimo apito do trem na sua passagem  por Gaspar é descrito de forma emocionante, assim como a primeira linha de ônibus que fez a ligação com Blumenau.

Os nossos três bispos, Dom Daniel, Dom Quirino e Dom Carlos, assim como, Frei Godofredo e Frei Elziáro ilustram também com suas biografias o livro ?Homens que fizeram história?.

Alias, dele faz parte também a história da Igreja Adventista mais antiga do Brasil, localizada em Gaspar Alto. A chegada de instituições e entidades públicas e particulares como a Comarca, OAB, Associação Comercial, Câmara do Comércio Lojista, Sindicatos, Clube de serviço, como Lions e Rotary, são contados também em capítulos especiais. A era do cinema e do rádio são também contemplados, com destaque para o surgimento da Rádio Sentinela. Enfim, o livro tem todos os motivos e ingredientes para, pelo menos provocar um forte alarido entre a população de Gaspar, diante das nuances que cada capitulo contém. Vale a pena conferir!

Cíntia Lopes  - Consultora Corporativa e Palestrante

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.