Audiência discute redução da assinatura básica de telefones fixos - Jornal Cruzeiro do Vale

Audiência discute redução da assinatura básica de telefones fixos

13/06/2011


A Comissão de Defesa do Consumidor realiza nesta terça-feira (14) audiência pública para discutir a redução do valor da assinatura básica da telefonia fixa, que custa em média R$ 40.

O debate foi proposto pelo presidente da comissão, deputado Roberto Santiago (PV-SP). ?Com a proximidade da renovação dos contratos de concessão de telefonia fixa, em 30 de junho, torna-se necessário um amplo debate sobre a redução do valor da assinatura básica da telefonia fixa?, afirma.

O deputado diz que entidades de defesa do consumidor sugerem uma redução de 75% da assinatura básica de telefones fixos, além de garantir ligações locais ilimitadas, permitindo, dessa forma, que mais cidadãos tenham acesso à telefonia fixa e um melhor aproveitamento da rede ociosa (em torno de 12 milhões de linhas, segundo informações da ONG Pro Teste), com consequente melhoria de investimento da verba pública.

?A justificativa apresentada pelas empresas de telefonia para uma assinatura básica tão cara era a expansão das redes. Entretanto, desde 2006 as operadoras não estão investindo na construção de infraestrutura. Portanto, não há razão para valores tão altos da assinatura básica existirem?, conclui.

Projeto
O fim da assinatura básica é o principal motivo de ligações para o Disque Câmara (0800 619 619). A medida está prevista no Projeto de Lei 5476/01, do ex-deputado Marcelo Teixeira, que motivou 540,2 mil ligações para essa central no ano passado. Esse número representa 75,1% de um total de 719,1 mil ligações. Neste ano, de um total de 334,3 mil ligações, 238,7 mil (71,4%) foram relacionadas a esse projeto. Esses percentuais revelam o alto grau de interesse da população nesse assunto.

Foram convidados para a audiência:
- o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Mota Sardenberg;
- a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC), Juliana Pereira da Silva;
- o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal
(Sinditelebrasil), Antonio Carlos Valente;
- a coordenadora Institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), Maria Inês Dolci.

A audiência será realizada às 15 horas. O local ainda não foi definido.

fonte Adjori/SC

Comentários

André Vinícius Bampi
15/06/2011 05:07
O ideal mesmo era acabar com a palhaçada que é a tarifa básica. Devia ser como celular, cada um paga o que usa e deu. Lá na minha casa, só não cortamos o telefone fixo por causa da internet adsl (via rádio é muito ruim e 3 g é cara e lenta, além de ser limitada em GB baixados, então essas opções estão fora de cogitação), senão ficaríamos só com celular. Telefone fixo não compensa mais faz tempo.
clayton luis de chico
14/06/2011 02:03
Já era hora de alguém tomar uma providencia sobre esse assunto pois muitas pessoas deixam de ter telefone fixo pelo alto custo com tão pouco uso ...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.