Carboidratos e a sua importância na alimentação - Jornal Cruzeiro do Vale

Carboidratos e a sua importância na alimentação

10/04/2011



Susana Lago

Os carboidratos compõem a maior parte da matéria viva no planeta Terra, constituindo, portanto, a maior parte da alimentação humana: 55% a 75% do VET (Valor Energético Total) devem ser fornecidos pelo grupo dos carboidratos na nossa alimentação.

Os carboidratos são subdivididos em carboidratos complexos (amidos), carboidratos simples (açúcares simples ou livres) e fibras alimentares. Os carboidratos complexos são ricos em amidos e os carboidratos simples são os açúcares.

De forma geral, todos os grupos de alimentos, exceto as carnes, os óleos, as gorduras e o sal possuem carboidratos, diferindo na quantidade e no tipo de carboidrato que compõe o alimento. Quando essa quantidade é alta no alimento, considera-se o alimento como fonte de carboidratos: cereais, tubérculos e raízes.

Os carboidratos complexos são fontes de energia e também de vitaminas do complexo B e de ácidos graxos essenciais que participam do metabolismo do sistema nervoso. Por isso que os carboidratos são muito importantes na nossa alimentação e não devem ser excluídos em dietas de emagrecimento.

A alimentação saudável deve incluir os alimentos que possuem grande quantidade de carboidratos sendo preferencialmente os alimentos integrais, como os cereais integrais: arroz integral, pão integral, macarrão integral, biscoito integral e aveia.

Os carboidratos simples, chamados açúcares simples, são fontes apenas de energia, ou também chamados de "calorias vazias", devem compor a alimentação em quantidades bem reduzidas, porque o seu consumo excessivo está relacionado com o aumento da obesidade e outras doenças crônicas não-transmissíveis e contribuem para o aparecimento de cáries dentais.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.