Os Correios realizam durante esta semana, em todo o Brasil, uma série de eventos alusivos ao Dia do Carteiro, comemorado no dia 25 de janeiro, em referência à data de criação do Correio-Mor no Brasil, em 1663. Os carteiros representam a principal categoria profissional da empresa, presente em todos os municípios brasileiros.
Para atender a um país com dimensões continentais como o Brasil, e fazer a entrega dos 8,3 bilhões de objetos por ano, a ECT possui em seus quadros 56.200 carteiros, o que representa mais da metade do efetivo da empresa. Desse total, 5.700 são mulheres. Juntos, eles percorrem por dia cerca de 397 mil quilômetros. Em Santa Catarina, trabalham 2.300 carteiros distribuindo mais de um milhão de objetos postais por dia.
Escolhido como empregado-símbolo da ECT, o carteiro é a face mais visível da empresa junto à população, sendo recebido com cordialidade e carinho em cada residência que visita. Boa parte da credibilidade alcançada pela ECT junto à população deve-se à confiança que os brasileiros depositam nos carteiros.
Para que estes profissionais possam desempenhar sua atividade com segurança e qualidade, os Correios possuem equipes destinadas a pesquisar constantemente melhorias das condições de trabalho. Como resultado, há vários anos a ECT fornece aos carteiros treinamento e equipamentos especiais, como bolsa, calçado, boné, óculos de sol, protetor solar e uniforme adaptado às condições climáticas de cada região do País.
Os carteiros, além da distribuição das correspondências, são também responsáveis pela difusão de importantes campanhas de conscientização da população e promoção da cidadania. Podem ser citadas as campanhas já realizadas de incentivo ao combate à dengue, aleitamento materno, doação de sangue e de medula óssea e Papai Noel dos Correios. Atuam, também, em ações para melhoria de suas condições de trabalho, como na campanha de conscientização para a correta instalação das caixas de correios, fora do alcance de cães, para garantir tanto a integridade dos carteiros quanto a dos objetos postais.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).