Os meses de maio, junho, julho e agosto, costumam ser preocupantes para a produção de leite em Seara e em toda a região. Com as estações mais frias do ano, outono e inverno, os produtores encontram dificuldades com a alimentação dos animais, ocasionado assim, perda de produtividade.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri local, Lauro Dal Moro, nesses quatro meses o ciclo das pastagens de verão (hematria, tifton e pioneiro) estão em baixa e o produtor precisa encontrar outras alternativas para alimentar o gado leiteiro.
- Nessa época do ano, em que o frio é predominante, aconselhamos o produtor a substituir essas pastagens perenes de verão pela aveia, azevem e trevos, que apresentam uma maior produtividade nessas condições ? observou Dal Moro.
De acordo com ele, todos os anos é registrado esse problema na alimentação dos animais. A grande conseqüência disso tudo, segundo o engenheiro agrônomo, é na baixa produção do leite.
- Alguns produtores não se preparam com a pastagem, que representa menos custo de produção, e optam pela alimentação através de silagem e de ração, o que eleva muito os gastos para o produtor.
A baixa produtividade de leite em todo o país nessa época do ano também pode ocasionar oscilações no preço para o consumidor. A falta de leite pode acarretar em um produto mais caro nas prateleiras dos supermercados.
Fonte: Gazeta Oeste
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).