Final de semana com chuva forte em Santa Catarina - Jornal Cruzeiro do Vale

Final de semana com chuva forte em Santa Catarina

21/01/2011

O serviço de metereologia da Epafri/Ciram informa que nesta sexta-feira,  21/01, áreas de instabilidade provocam mais uma vez pancadas de chuva com trovoada em todas as regiões do estado. Os volumes variam entre 40mm a 60mm em pontos bem localizados da Grande Florianóplis e vale do Itajaí. No Planalto norte e, principalmente, Litoral norte do estado, o volume pode atingir a casa de 50 a 100 mm, o que pode resultar em pontos de alagamento, e mantém o risco de deslizamento em áreas de encosta, pricipalmente para aquelas já vulneráveis e com solo saturado por causa da chuva dos últimos dias.

No sábado 22/01, chuva persite, os volumes previstos ainda são bastante significativos e podem variar entre 20mm e 70mm, nas áreas mais ao Norte do Estado. Condições de chuva também para o Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, porém com menor intensidade. A maré astronômica prevista se mantém alta nos próximos dias, dificultando ainda mais o escomento das águas em áreas alagadas.A instabilidade diminui a partir de domingo, com maiores períodos de abertura e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, devido à presença de um sistema de alta pressão (massa de ar seco) no Sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil:


Ventos fortes ou tempestades: procurar abrigo em locais seguros; e evitar o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.

Alagamentos: evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados.  Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos  banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Deslizamento de terra: observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é  recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa  Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas,  com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou  4009-9816.

 

fonte Adjri/SC

Comentários

Herculano
22/01/2011 13:27
Nice, sinceramente?

Quando você como eleitora, influenciar e escolher gente mais comprometida com a nossa cidade e com projetos possíveis de serem realizados (sim, existem os necessários, mas impossíveis). Quando os eleitores e eleitoras de Gaspar não votarem apenas para derrubar o prefeito de plantão e assim colocar outro sem planos, sem projeto, capacidade e comprometimento.

Vingança, dá nisso.E isto vem há tempos.

Outro dia, alguém, conhecido na cidade pela experiência política me disse. Para você se eleger, você precisa frequentar botecos, festas de igrejas, bailes e dar a mão para o povo ignorante. Tai. Só bêbados, festeiros, arroz de festa e alienados descomprometidos se elegem por aqui. E acham e rotulam isso como popular, como gente do povo. Então, naa hora de trabalhar e resolver, nada. Agora, eu pergunto: mas, não foi o povo que escolheu o perfil do político que quer eleger para resolver os seus problemas que não estão no buteco, nas festas, nos bailes e no aperto de mão?

Nice. Veja que o alerta publicamos aqui na Quinta-Feira. O que o pessoal da administração e da Defesa Civil de Gaspar fez na Sexta-Feira? Acorda, Gaspar!
Nice
22/01/2011 13:03
Pois é até quando vamos viver assim?Minha mãe mora na João Olídio da Trindade,margem esquerda e a anos sofre com alagamentos,e a anos ouve as mesmas desculpas...que é muita chuva,que não tem o que fazer ,que precisa de uma macrodrenagem e blá,blá ,blá é sempre a mesma conversa mais ação que é bom não acontece.Pelo menos se as valas de drenagem e os bueiros fossem limpos e de vez enquando minimizaria o problema,mas como disse o secretário de obras a demanda é muito grande.Enfim ,o que eles querem dizer é que temos que nos conformar e continuar limpamdo nossas casas , perdendo nossos móveis e passando madrugadas inteiras apavorados olhando a água subir sem ter o que fazer.
Herculano
21/01/2011 23:23
Ao que se identifica como Vita.
Compreendo a sua apreensão e angústia. Não sou político. Já passei por isso. Mas, cadê a prefeitura e a Defesa Civil e a professora de Educação Física, Mari Inêz? Esta não era a hora do plantão, do plano e do apoio aos gasparenses?

Outra. Quando o tal Orçamento participativo se reuniu ai no bairro e escolheu os seus representantes, a obra escolhida não foi uma pista de caminhada ao invés da drenagem, ou bateiras para pelo menos salvar os pertences de seus moradores numa hora dessas?
Vita
21/01/2011 23:01
Moro no bairro Coloninha e como todos sabem assim como em alguns bairros de Gaspar aqui não é diferente,a rua encheu desde as 19hrs e agora sendo quase 23hrs,esta cada vez mais intensa,será que é um sinal de mais uma enchente,onde vamos parar tem gente atravessando com agua ja na cintura,ninguem está preparado para encarar outra tragédia daquelas de 2008 ainda mais quem perdeu tudo.
moninho
21/01/2011 18:56
Caraca, se essa chuva cai mesmo aqui em Gaspar, nós do bairro Santa Terezinha temos que nos prepara pois vai tudo pro fundo. Se um gato fizer xixi em quaquer esquina alaga. Saudade do BIRIBINHA, É BUCHAAAA

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.