Indústria de alimentos vai ampliar investimento em Santa Catarina - Jornal Cruzeiro do Vale

Indústria de alimentos vai ampliar investimento em Santa Catarina

18/05/2011


Münster, Alemanha -
No segundo dia da missão oficial do Governo do Estado à Europa, o governador Raimundo Colombo e comitiva visitaram a sede da empresa Voskko, em Münster, na Alemanha, que já tem uma unidade no município de Lages. Durante o encontro, os catarinenses foram informados que a empresa vai investir R$ 10 milhões nesta unidade nos próximos três anos. Apesar da disposição de investimento, os alemães apontaram uma série de problemas que impedem um crescimento maior.

O governador Raimundo Colombo foi recepcionado pelo diretor da Voskko no Brasil, Joachim Gerecht, e pelos diretores da empresa na Alemanha. No almoço, foram oferecidos alimentos produzidos pela própria Voskko.

Vossko no Brasil ? A unidade da empresa instalada em Santa Catarina é a maior exportadora do município de Lages. Está entre as 20 maiores do estado e é a terceira no Brasil em frango cozido. Atualmente, a indústria oferece 430 empregos diretos e 130 terceirizados. Quase toda a produção de 700 toneladas por semana é exportada para a Alemanha. Na sede em Münster, 50% da carne produzida em Lages vão direto para o mercado europeu e o restante é processado.

A produção em Santa Catarina poderia ser maior ainda se não existissem vários empecilhos, que vão desde problemas de infraestrutura até legislação trabalhista. Como a unidade catarinense está voltada quase toda para a exportação, o câmbio acaba tornando os custos cada vez maiores. Os dirigentes da empresa também citaram o fornecimento de energia elétrica. A sede, na Alemanha, consome 2 milhões de quilowatts e nunca há interrupção, ao contrário da unidade em Lages, que já registrou mais de 100 cortes de fornecimento, paralisando a produção.

Outro problema é a rotatividade de funcionários na empresa. No estado gira em torno dos 30% e, na sede, apenas 0,5%. A carga tributária, a morosidade da estrutura portuária e a falta de aeroportos na região serrana são outros fatores negativos apontados pela direção da Voskko.

Após a visita à empresa Alemanha, a comitiva catarinense se deslocou para Madri, na Espanha, onde cumpre uma extensa agenda de visita a empresas de vários setores.

fonte Adjori/SC

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.