Essa não foi a primeira vez que o boleto do IPTU não apareceu no endereço de muitos contribuintes da região Sul de Palhoça. Além desse agravante, outro problema: com o atraso na entrega, os moradores perderam o prazo para pagamento em cota única, com desconto de 20%.
A cada ano, as reclamações se repetem. O morador Pedro Luiz Barreto ainda não recebeu o carnê de pagamento. Ele mora na Pinheira há quatro anos e diz que não adianta ligar para a Prefeitura. O mesmo dilema é vivido por muitos vizinhos, segundo ele. "Agora terei que perder uma tarde para ir até a Prefeitura e, além disso, perdemos o desconto", reclama.
Outro morador, o corretor Messias Gomes Fuentes, teve uma experiência semelhante. Ele recebeu apenas 40% dos boletos dos imóveis que administra. O restante ele teve que retirar na Prefeitura, entre muitas filas e reclamações. "O setor de arrecadação é o pior de todos e deveria ser o melhor, pois o cidadão está indo lá pagar", ressalta.
Valores mal investidos
Ambos os moradores também ressaltaram a precária infraestrutura na região, especialmente nos quesitos detalhados e cobrados no boleto do IPTU, como iluminação pública, coleta de lixo e conservação de vias. "A coleta de lixo tem sido razoável, mas os demais serviços são muito ruins. Para eles substituírem uma lâmpada queimada, por exemplo, você deve reclamar e muito. A pavimentação de ruas é outro problema grave e temos vários exemplos aqui", denunciam.
Secretário justifica
Segundo o Secretário da Receita do Município, Alexandre Pagani, os contribuintes que possuem cadastro completo receberam o IPTU com bastante antecedência do vencimento. Uma força tarefa foi montada para a distribuição dos boletos nos demais casos. "As pessoas ainda podem aproveitar o desconto de 10% para pagamento em março", lembra.
Alexandre alega que uma ampla campanha de divulgação anunciou à população os prazos de pagamento do IPTU, incluindo as datas dos descontos. "As pessoas sabem que no início do ano tem o IPTU para pagar. Quem não recebeu deveria ter procurado nosso balcão de atendimento ou retirado a via pela internet", detalha.
fonte: Palavra Palhocense
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).