O governador Raimundo Colombo conheceu nesta segunda-feira (23), em Barcelona, Espanha, iniciativas que reúnem empresas de base tecnológica num mesmo espaço físico. A comitiva catarinense esteve no chamado distrito 22@Barcelona, empreendimento que inova os conceitos de urbanização, geração de empregos e de oportunidades de negócios. Num espaço equivalente a 200 campos de futebol, a prefeitura de Barcelona conseguiu recuperar uma área degradada, onde funcionavam várias empresas têxteis que entraram em decadência a partir da década de 60. Em 1998, a prefeitura implantou o modelo da ?economia do conhecimento?, através de clusters, ambiente que reúne universidades, empresas e entidades governamentais.
O resultado é uma ?cidade? dentro de Barcelona, cuja riqueza principal é o conhecimento. Só em infraestrutura foram investidos 180 milhões de euros. No distrito, estão instaladas 1,5 mil empresas, que geram cerca de 45 mil empregos de nível universitário, nas áreas de mídia, medicina, tecnologia e energia. A ideia é harmonizar empresas, universidades, centros tecnológicos, incubadoras e residências. Como dizem os espanhóis, um lugar para trabalhar e viver com qualidade.
A delegação de Santa Catarina ficou impressionada com a iniciativa. Para o governador, os modelos de parques tecnológicos no estado podem estar equivocados, pois estão isolados, sem integração com as universidades. Da agenda da missão oficial do governo do Estado à Europa nesta segunda-feira, também participaram representantes da Unesc, Univille, Unochapecó, UFSC, além dos presidentes do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates e da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Rui Luiz Gonçalves.
Incubadora ? No mesmo distrito, a comitiva catarinense visitou as instalações da Barcelona Activa, a agência de desenvolvimento da prefeitura, que é uma espécie de Sebrae no Brasil, mas que também é uma incubadora de empresas de inovação. A entidade atua na criação de novos negócios, acesso ao emprego de qualidade, capital humano e cultura digital. Em 2010, foram criadas 1.700 empresas inovadoras, sendo que 109 foram instaladas na incubadora. Projetos inovadores de outros países são bem aceitos. Há, inclusive, projetos voltados às mulheres empreendedoras.
Os catarinenses conheceram ainda o Esade Creápolis, centro internacional de inovação com mais de 50 empresas de vários setores, e o Esade Business School, uma das instituições acadêmicas mais conceituadas no mundo na área de gestão e marketing. Nesta terça-feira, a delegação visita o Parque Científico de Barcelona. No final tarde, segue para Genebra, na Suíça, última parte do roteiro pela Europa, que teve início no dia 14.
fonte Adjori/SC
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).