Quais serão as exigências para a aposentadoria em 2025 no Brasil? - Jornal Cruzeiro do Vale

Quais serão as exigências para a aposentadoria em 2025 no Brasil?

18/12/2024
Quais serão as exigências para a aposentadoria em 2025 no Brasil?

Com a chegada de 2025, os trabalhadores próximos da aposentadoria devem ficar atentos às mudanças nas regras da reforma da Previdência. Desde sua aprovação, a reforma tem alterado as normas anualmente, afetando os requisitos de idade e tempo de contribuição para a aposentadoria.

A regra geral determina que mulheres se aposentem aos 62 anos, com pelo menos 15 anos de contribuição, enquanto para homens, a idade mínima é 65 anos, com 20 anos de contribuição. Trabalhadores que já estavam contribuindo para o INSS antes da reforma, em 2019, estão sujeitos a um regime de transição, com ajustes anuais nas exigências até 2031.

Veja o que muda para essas pessoas em 2025

A reforma da Previdência trouxe mudanças significativas nas idades mínimas e no tempo de contribuição para a aposentadoria. Agora, as mulheres precisam ter no mínimo 59 anos, enquanto os homens devem alcançar 64 anos. Além disso, o tempo de contribuição é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.

Outra alteração importante é a introdução da regra dos pontos, que combina a idade do trabalhador com o tempo de contribuição. A pontuação mínima exigida para as mulheres será de 92 pontos, e para os homens, 102 pontos. A seguir, é possível entender as cinco regras de transição e como calcular a aposentadoria.

Regras de transição

As regras de transição foram criadas para quem já contribuía antes da reforma da Previdência, a fim de suavizar a mudança entre as exigências antigas e as atuais. Elas influenciam tanto o momento em que o benefício será concedido quanto o valor a ser recebido, permitindo que o trabalhador escolha a opção mais vantajosa para a sua aposentadoria.

Tempo de contribuição + idade mínima

Nesta modalidade, a idade mínima para aposentadoria aumenta seis meses a cada ano. Também é necessário que as mulheres tenham no mínimo 30 anos de contribuição e os homens, 35 anos.

Por idade

A regra estabelece a idade mínima de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres, além de exigir um tempo de contribuição de 15 anos para ambos.

Pedágio de 50%

Voltada para os trabalhadores que estavam próximos da aposentadoria em 2019, essa regra impõe um "pedágio" de 50% do tempo de contribuição restante. Ou seja, o trabalhador terá que trabalhar por metade do período que faltava para completar o tempo de contribuição.

Por exemplo, se um trabalhador havia contribuído por 33 anos e ainda faltavam 24 meses para se aposentar, ele precisará trabalhar por mais 12 meses. Nessa modalidade, a idade mínima para as mulheres é 57 anos, enquanto para os homens é 60 anos.

Regra dos pontos

Os pontos são calculados pela soma da idade com o tempo de contribuição. Em 2025, a pontuação mínima exigida será de 92 para mulheres e de 102 para homens.


 

Edição 2184

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.