O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

10/12/2010 10:01

Polícia Militar
Tapetão vermelho para o trabalho apresentado pela Policia Militar, no tocante as blitz que têm efetuado pela cidade. É o tal ditado: quem não deve não teme. É preciso intensificar ainda mais estas blitz, pois o que se vê de garotos de 15 a 17 anos andando de carros e motos pela cidade é incrível. Devo acreditar que os pais não seriam tão irresponsáveis ao ponto de liberar os veículos sem carteira e muitas vezes sem documentação. Outro dia vi um carro sendo abalrroado por uma moto, que saiu em fuga mesmo com seu rodado torto, deixando sua vítima a ver navios, ou seja, a ver o carro assado. Para o bem da justiça notei hoje que a referida moto havia sido apreendida em uma outra blitz. Parabéns para a Polícia Militar.
Antônio Carlos Pereira | Gaspar

Vereadores
O aumento no número de vereadores servirá para aumentar a representatividade de setores da sociedade que hoje não possuem um representante na Câmara. Creio que o problema principal não seja o número deles, mas os projetos apresentados, não em quantidade, mas em qualidade. Realmente fazer indicação para colocação de placa de ?pare? pode até ser necessário, tanto a placa como a indicação, mas me parece algo distante e muito aquém do que se deseja de um vereador. Afinal, não foi só para isso que os elegemos.
Uma sugestão poderia ser a preocupação com a construção de uma sede própria, economizando com o aluguel do local onde estão hoje. O caminho seria a doação de uma área pública para a Câmara Municipal. Poderia ser uma área municipal ou estadual.
Dinheiro para a construção? Poderiam ser as linhas de crédito, não devem faltar e poderia ser paga com o dinheiro do aluguel.
Delamar Krause | Gaspar

Pipi
Este cidadão gasparense é um exemplo para muito malandro que não gosta do trabalho. Mesmo com as dificuldades que tem, está na ativa. Já muitas pessoas, com menos dificuldades físicas, vivem encostadas no INSS. Deus é grande é haverá de lhe restituir a saúde e a alegria que lhe é peculiar.
Onivaldo Ignaczuk | Gaspar

Ideli
A cidadã honorária de Gaspar, senadora Ideli Salvatti, assumiu a relatoria do orçamento geral da União de 2011. Quem sabe agora ela resgata a dívida que tem com o povo de Gaspar e libera as verbas para a construção da ponte, do anel de contorno e da reforma da Ponte Hercílio Deeke.
Ah, esqueci, nada disso tem projeto né?! Que pena! Mas tenho certeza que as viagens a Brasília é o que não vão faltar!
Paulo Henrique Hostert | Gaspar

Acidentes
Quando algum bacana de Gaspar morrer na Avenida das Comunidades, onde ocorrem muitos acidentes, talvez algo seja feito para proteção da população, que faz uso diário desta perigosa e insegura via de acesso ao caótico trecho urbano de Gaspar. Diariamente são vários acidentes e atropelamentos que ocorrem no local, eu que o diga!
As autoridades devem tomar, no mínimo, alguma ação imediata! Que tal deslocar alguns dos servidores da ?segurança? que ficam inertes no centro da cidade?
Silvano Pereira | Gaspar

Educação
Escrevo ao Cruzeiro do Vale e à comunidade do Vale (e fora dele) que o acompanham, em função de um mal estar causado pela recente divulgação de um ranking de qualificação da educação, pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que postula uma melhora do Brasil nos índices de educação, porém que este ainda está longe de países como México e Chile e a frente da Argentina, por exemplo.
Existe nesses dados (em tempos de Wikileaks de ações e discursos contraditórios) algo estranhamente controverso, provocamos mudanças isso é perceptível, mas é preciso ser mais criterioso com esses dados.
Se compararmos os mesmos estudos realizados pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura nos deparamos com um quadro um tanto distinto, em que o Brasil desce e outros países vizinhos sobem (mais ainda Uruguai e Chile) no ranking. Isso não representa que não progredimos, pelo contrário, representa que todos estão melhorando, mas nós estamos caminhando um pouco mais devagar do que o necessário.
Medir educação sempre foi um problema metodológico difícil de resolver, isso nos é claro, porém o que está em jogo são questões macro e micro econômicas e políticas. A OCDE é uma organização em que o próprio nome a define, visa o desenvolvimento econômico. A quaisquer que tiverem acesso às últimas publicações desse órgão, poderão perceber as intenções políticas e as relações ?íntimas? entre interesses econômicos e os governos que são analisados. Em outras palavras, os índices são elaborados de acordo com interesses que ultrapassam o que se refere à qualidade na educação.
Por exemplo, os estudos realizados pela Unesco, medem muito além do desenvolvimento econômico, levam em conta as características culturais e sociais de cada país analisado, por que é claro que boa educação no Brasil, na Argentina, no Canadá e ou Noruega, são coisas distintas.
Pensar que o nosso vizinho Uruguai está bem melhor que nós em níveis educacionais e saber que por questões de estrutura (da própria história de país) a maioria dos jovens uruguaios profissionais e qualificados, migra para outros países para trabalhar, releva que nem sempre educação e economia possam ser pensadas sob os mesmos índices, mas que a primeira é base para o projeto de nação, que vai muito além das fronteiras.
Por exemplo, o educador alemão Christoph Türcke, já alertava sobre estudos de informatização das escolas, pois na Alemanha era feita de uma forma e que esta jamais poderia ser realizada, da mesma forma, na América Latina. Antes de realizamos comparações, que mais provocarão ?inimizades?, do que ajudam na cooperação mútua, devemos levar em conta que boa parte de nossas instituições públicas e privadas de educação superior, também são reconhecidas pela qualidade, porém uma das características fortes de nossas teorias é a distancia entre a universidade e as práticas diárias escolares e das políticas públicas. Professores e gestores, desqualificados (às vezes sem estruturas), qualificados que em geral sequer são reconhecidos por isso, ações de gestão que nada levam em conta critérios qualitativos, gestores que não possuem nem o mínimo de compreensão do que são responsáveis por responder etc... (é óbvio que existem aqueles que lutam diariamente contra essa situação é necessário reconhecer-los).
O que é perceptível é que todos nós (sociedade) temos sérios desafios para enfrentar, e que devemos ficar atentos a índices que às vezes não tem intenção de revelar e sim de produzir ?realidades?, que todos sabemos são bem diferentes, dentro de um mesmo país, em termos regionais e mesmo por questões de interesse público e político.

Victor Caglioni | Gaspar

Comentários

Taíza Melo
13/12/2010 14:43
Miss Gaspar!!
Quero dizer que o Miss Gaspar de 2011 tende a ser um sucesso, é importa para Gaspar escolher a sua Miss novamente, participei no ano passado e pra mim foi um marco ser a única negra do desfile. Quero desejar boa sortes às meninas e dizer que nunca desistam do sonho de ser modelo se é isso que desejam. provavelmente estarei lá para prestigiar a esse evento. Sucesso a todas. Att. Taíza Melo
Herculano
13/12/2010 13:14
Ideologia, patrulha, aparelhamento e partidos políticos são incompatíveis com Educação ou política educacional. Quem ganha? Ninguém. Quem perde? Todos, a sociedade, a escola de verdade, a Educação, professores e principalmente os educandos, cada vez mais marginalizados da competitividade e exigências dos nossos tempos e do futuro.
Victor Caglioni
13/12/2010 09:50
Caro professor Rubens de Blumenau. Acredito que é preciso esclarecer alguns pontos. Desculpe-me pela extensão da argumentação.
1º Quando se faz menção aos países vizinhos, não é em função de não acreditar nas potencialidades do Brasil, tive como base relatório divulgado pela Unesco, talvez seja importante destacar que este relatório,( da mesma forma minha abordagem), não nega que em muitos aspectos, o Brasil tem obtidos melhores índices em algumas áreas da educação. Nem o estudo da Unesco, tampouco minha pessoa, apresentamos a idéia de não acreditar no potencial do Brasil e nossos estudantes. Daí divulgar dados que dão a entender um avanço sobre-real, é outra coisa.
2º Ao mencionar a comparação, coloca-se em questão a distancia entre a universidade, as práticas escolares e as políticas públicas. O que queremos dizer com isso, é que embora tenhamos ótimas instituições de ensino superior, elas tem tido um papel bem menor que em nossos vizinhos. Um exemplo presenciado por mim é o avançado estado do Programa de Um computador por aluno, implantado nas escolas uruguaias e argentinas (isso inclui escolas em favelas da grande Buenos Aires (áreas carentes de Montevidéu) e no interior desses países, o programa argentino ainda não é universal, mas já possui mais máquinas que o brasileiro, 3 milhões somente em 2010). Esse projeto teve início, na América Latina, no Brasil, temos todo esse mérito, no entanto nossos vizinhos estão implantando-o de forma distinta, é verdade, mas com maior agilidade.
3º Quando se coloca a questão política, se trata de algo muito maior que o esquema equivocado de direita e esquerda, se fala em projeto de educação, que deveria sobrepor a disputas de poder. Particularmente acredito que se nós brasileiros analisarmos, de forma crítica e sem partidarismo, poderemos perceber que essa coisa toda de partido e tudo mais, faz parte das estratégias para os políticos chegarem ao poder, quando se trata de aumentar seus benefícios e disputas por secretarias, ministérios etc... a maioria do que se chama de direita e esquerda agem de forma idêntica. Sobre educação, por exemplo, qualquer um pode assistir pela TV senado ou pelo site da mesma, entrevistas no programa Argumento, do senador Delcídio Amaral (PT-MS) que emana uma ?educação? nos mesmos moldes que o Senador ACM Neto (DEM-BH) e, no entanto ?representam? supostamente, setores bem diferenciados da sociedade. E ai? Acredito que nós todos ganharíamos muito mais se avaliássemos nossos representantes pelo que propõem de bom e eficaz para nossa vida pública
4º Sobre o espaço dado pela mídia questionado por você, é perfeitamente possível achar todos os dados da pesquisa ?positiva? da OCDE na mídia não governamental, á nível de Brasil e aqui em Gaspar. Nesse mesmo jornal foi dado destaque a reforma da escola Dolores L.S Krauss, que era almejada a anos pela comunidade, e que a Semed de Gaspar, cidade administrada pelo Partido dos Trabalhadores, num ato que deve ser elogiável e merece todo apoio, vai realizar. Ou seja, a população quer saber das coisas boas que vão ser produzidas pelos representantes (deveria exigir mais também) e não das tramóias pelo poder, nisso não vejo diferença alguma entre partidos. É preciso ser mais abrangente ao avaliar, temos excelentes e maus exemplos trabalhando para, e em todos os partidos do Brasil, (PMDB, DEM, PT, PSDB, PV, PCdoB etc...) devemos nos concentrar nos bons, apenas isso, e dar mais espaços a estes e menos aos que nada contribuem.
Rubens da Costa Pereira
12/12/2010 23:52
Sobre a abordagemde índices de educação no Brasil.
Me parece que sempre há espaço na mídia para qualquer tipo de crítica ou notícia que desmereça os feitos do governo Lula. Me parece que temos avançado bastante nos últimos anos,e só não observa isso quem não quiser. Os desafios são muitos, e talves nossos países vizinhos já tenham alguma dianteira em relação a educação, mas creio que é preciso confiarmos mais em nosso país e em nossa capacidade.Por que não podemos pensar num país melhor e que atenda os desafios e inclusive superar nossos vizinhos. Infelizmente setores ligados a direita política desse país parecem querer esconder a todo custo que estamos melhorando.
Rubens da Costa Pereira - Professor Blumenau

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.