O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

01/02/2011 07:00

Entrevista
Muito oportuna e esclarecedora a entrevista do próximo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Claudionor da Cruz Souza. Mostrou-se um político preparado para a função que exercerá a partir de fevereiro. Fiquei satisfeito com as respostas claras e objetivas. Aliás, concordando ou não com posições assumidas pelos vereadores, considero a nossa casa de leis muito bem preparada para exercer a função que lhe compete.
Dario Beduschi | Gaspar

Expogaspar
Estava junto com o grupo que foi a Rio do Sul e idealizamos a Expogaspar. Fui expositor em todas as edições e colaborei na implantação do sistema elétrico para a realização da mesma. A solução é simples: Tirem o ônus da prefeitura do ? Show Nacional ? que custa muito e passem para a iniciativa privada, ou então, não se realiza o show.  Temos atrações na região e mesmo na cidade que podem se apresentar. Os valores para a realização da feira seriam bem menores e se manteria o foco do evento.
 Lademir J. Marchi | Gaspar

Trânsito
Enquanto a solução definitiva não vem e, ao que parece, o contorno vai demorar muito ainda, sugiro a instalação de câmeras juntos dos semáfaros com o controle via operador / computador. Não me parece absurdo buscar orçamento junto a empresas especializadas para este tipo de instalação, em que operador ficaria em uma central com as imagens, controlando os semáfaros. Além disso, uma passarela ou tunel para pedestres em frente a fábrica de Linhas Circulo tem que ser executada, pois forma um gargalo para o fluxo do trânsito.
São soluções simples, enquanto as obras ?faraônicas? estão sendo planejadas e nós, contribuintes, continuamos pagando e perdendo horas no trânsito.
 Lademir J. Marchi | Gaspar

Furto
Gostaria de registrar a tentativa de furto de materiais de minha empresa, ocorrida nos dia 21 e 22, no bairro Sete de setembro.   Os ?amigos do alheio? iniciaram a tentativa de roubo na sexta  feira, porém, foram denunciados pela vizinhança e a polícia esteve no local.   Como havia sido deixado para recolher o material, em função da fuga inesperada, retornaram no sábado à noite para terminar o ?serviço?. Porém, foram novamente surpreendidos pelo proprietário/polícia. Indagados, responderam que estavam procurando gelo para uma festa e pararam para fazer xixi. Isto em uma rua sem saída e num terreno totalmente coberto pelo  matagal e água empoçada.  O carro dos ?festeiros? estava com documentação atrasada e dois deles não possuíam documentos. Mesmo assim, foram liberados sem maiores providências.
 Lademir J. Marchi | Gaspar


Amazônia
O pulmão da terra! Precisa falar algo mais?
Quando iremos acordar dos nossos umbigos gananciosos e egoístas, para em comunhão caminhar e preservar o futuro? O hoje nos revela a hora e os meios para resguardar um tesouro que nos foi confiado; a vida do planeta em equilíbrio. Tem gente que julga um nada, um atraso nas finanças, uma quebradeira geral se expulsarem as madeiras, os pecuaristas e os plantadores de grãos da região. Sim, uma meia dúzia teria sérios problemas em roer suas feridas, mas todo o ecossistema das águas estaria resguardado. Ou não são as águas de lá que tem descido em nossa direção? Não sou meteorologista, nem possuo título algum. Mas não me falta sensibilidade nem discernimento daquilo que ocorre em meu entorno. A terra pede socorro! E cada um de nós que caminha e que respira sobre este chão tem o dever, a obrigação de fazer a sua parte.
O Brasil não vai morrer de fome se os fazendeiros da Amazônia sumirem do mapa, vai é deixar de morrer afogado.
Odete Fantoni | Gaspar

Entrevista II
Não há dúvidas de que os pontos apresentados pelo vereador Claudionor de Souza, presidente da Câmara, em entrevista ao Cruzeiro do Vale, sobre o que foi realizado até agora é importante para Gaspar, porém não é nada perto do que Gaspar precisa. Quando se fala em mobilidade é preciso desburocratizar atividades pertinentes do dia a dia. A diferença do Poder Público para o privado é a eficiência, ou apresenta resultado imediato ou o seu concorrente o fará. Por que tantas pessoas buscam o trabalho no Poder Público? Por causa da estabilidade, não importa se é competente ou não. Espero que realmente possamos notar alguma diferença este ano na gestão do Claudionor, que tenha muita força de vontade, e não se deixe levar simplesmente pela politicagem.
Apesar de muitos políticos e até mesmo eleitores se esquecerem, estas pessoas que aí estão são pagas por nós, para trabalhar por nós, são nossos funcionários e não donos da cidade. E o principal de tudo, se estiverem trabalhando bem, não estão fazendo mais que a sua obrigação.
Pedro Jairo Nicoletti | Gaspar

Caos
As autoridades vêem, sabem, mas fazem de conta que não enxergam. Gaspar é um caos. Uma cidade sem planejamento urbano e visão de futuro cuja omissão irresponsável se estendeu ao longo dos anos, só nos últimos dez anos a cidade se viu em meios a catástrofes do clima e nada absolutamente nada foi feito para uma prevenção.
Não temos um plano diretor satisfatório, construções praticamente dentro de ruas, sem o devido espaço para pessoas transitar, misturando se com ciclistas, carros e até mesmo caminhões, há lugares em que o motorista confunde facilmente o meio fio e faixa de onde termina a pista sem contar que ainda não foi posto em prática e nenhuma obra para contenção de deslizamento ou contenção de encostas e nem as águas que provocam enxurradas.
Roberto Basei | Gaspar

Acidente BR-470
O trevo de acesso a BR 470, que resultou em um acidente com três pessoas feridas na semana passada, é muito perigoso. Utilizo ele todos os dias para ir à faculdade e sempre tem uns apressadinhos, principalmente motoqueiros, ou motoristas mais lentos que esquecem que existe um local intermediário no meio da rodovia, pista de rolamento de espera, e assim não a utilizam. Os mesmos ficam vários minutos aguardando a ausência de carros normalmente, sem utilizar a mesma, e ao atravessar se arriscam em produzir acidentes com manobras perigosas.
Rodrigo Soares Spengler | Gaspar

Desrespeito
Gostaria de manifestar meu repúdio à ação do Poder Público Municipal, em especial aos secretários da Agricultura, da Defesa Civil e Obras, uma vez que na data 27/01/2011, invadiram minha propriedade para expandir uma vala de escoamento de águas pluviais, escavada pelos meus ascendentes com a finalidade de drenagem do terreno, sob o pretexto de limpeza da mesma, apesar de a mantermos desobstruída, com a alegação de que estaria prejudicando a vazão do esgoto dos loteamentos das ruas Manoel Bernardes da Silva e adjacentes. Os secretários das pastas, supra mencionadas, vieram com máquina, acompanhados da Policia Militar e sob ameaça, invadiram minha propriedade sem autorização, e procederam o afundamento dessa vala, jogando  nas margens grande quantidade de lodo criado por excremento sanitário e químico provenientes dessas ruas que distam uns 500 metros de minha propriedade, além de terem derrubado uma renque de árvores nativas  dessa região, plantadas por mim há quase 10 anos. Esta água putrefada proveniente da vala atravessa plantações e pastagens e desemboca diretamente no Rio Itajaí-açu. Ou seja, em uma vala para escoamento de águas de chuva, o Poder Público despeja o esgoto sanitário de todo um bairro e tudo isso à céu aberto.
Neste caso, duas coisas devem ser observadas: uma é a preocupação com galerias, tubulações, ou então abertura de canais ou valas para escoamento exclusivamente para águas pluviais, que se forem negligenciadas como ocorre atualmente, as enxurradas continuarão alagando as residências; outra é a situação do esgoto sanitário que jamais deveria ser despejado à céu aberto ou em valas pluviais. Ao meu entender, em todas as ruas deve haver, em separado, uma tubulação para captação única do esgoto de cada residência, o qual deveria ser direcionado para uma estação de tratamento desse esgoto e então, se possível, despejá-lo no rio, e não jogá-lo diretamente ao solo e utilizando-se de uma vala particular criada única e exclusivamente para escoamento de águas de chuva. Apenas peço para que os governantes deixem a preguiça de lado, a completa falta de comprometimento com o povo desta cidade e realizem projetos de captação e tratamento de esgoto, implantação de fossas e filtros em cada residência e observem a correta implantação de loteamentos, enfim, uma real preocupação com saneamento básico, discutido em nossa região, nosso país e mundo. O meio ambiente pede socorro!
Rosemarie Schramm da Silva | Gaspar

Edição 1262

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.