Expressão Algébrica
Potenciação de monômio, radiciação de monômio, binômio, trinômio e polinômio. Sim, é isto que a matemática do ensino básico passa em nossas escolas. Dizem que é o ensino moderno, a evolução da matemática, com seus mestrados e doutorados! Mas não é ensino básico?
Pergunto se não seria mais básico desenvolver noções de organização financeira, noções de contabilidade, conhecimento e agilidade com contas de porcentagem para cálculos de taxas de juros e descontos, qualificando-os para o mercado?
Não seria melhor que eles saibam calcular uma área quadrada e o que é um metro cúbico primeiro? Depois que estes pequenos estiverem prontos pra se movimentarem com mais segurança no cotidiano que permeia o mundo moderno, teremos mais que disseminado diplomas, teremos desenvolvido cidadãos capacitados para prosseguir. Pois a única riqueza que ninguém nunca poderá subtrair é a bagagem do conhecimento.Não podemos negar aos nossos filhos a oportunidade de ir além de encher linguiça no ensino básico.
Odete Fantoni | Gaspar
Obras X Eleições
Atenção! Não venda seu voto. Não se iluda! Diga não! Obras são um colírio para os olhos, mas escondem a corrupção. Por trás das obras, estão os caixas dois que financiam as campanhas eleitorais. As obras tiram atenção do resto da cidade que está abandonada. Fazem as pessoas esquecer que a saúde é precária e educação precisa melhorar muito.
Acredite no trabalho honesto e procure conhecer pessoalmente seus candidatos. Santa ignorância aquela que permite um ponto de vista superficial sobre as ações políticas. Nada acontece por acaso e principalmente, obras não acontecem por acaso em ano de eleição! Sempre existe um interesse maior.
Mauro Lanznaster Filho | Gaspar
Resposta
Em resposta à carta escrita por Emanuel Schmitt, na edição 1412 do dia 07 de agosto, neste conceituado jornal, com o titulo ?Mudanças no Trânsito? gostaria de dar minha opinião: A decisão de impedir o tráfego de veículos pesados no morro da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo não foi uma decisão individual de Frei Germano Gesser, como insinuou o autor, foi com certeza absoluta a decisão do conselho administrativo da paróquia constituído para resolver questões que visam garantir os trabalhos de evangelização e a proteção de seu patrimônio.
Ora o missivista diz respeitar a decisão de Frei Germano. Digo que não tem nenhuma consideração e total desrespeito por Frei Germano alguém que se pré-dispõe contrariar tal decisão como o fez. O nome dele é Emanuel ?Deus Conosco? talvez ficasse melhor Satanuel, pois assim teria plena coerência sua crítica.
É típico do ser humano, ou dos brasileiros, ?dá-se a mão e já querem o braço inteiro?. Foi permitida a passagem pelo morro da Igreja, e tornou-se abuso, pois caminhões e ônibus que não tinham a menor possibilidade de passar por ali, insistiam e passavam, danificando tudo, deixando para traz um rastro de destruição.
Esta decisão veio tarde demais, devia ter acontecido muito antes. Eu mesmo em janeiro de 2012 sugeri ao senhor Jackson diretor do Ditran de proibir a passagem de caminhões pelo morro da igreja e ele naquela data me garantiu que já havia pensado nesta hipótese.
Igreja existe para evangelizar a comunidade e até domar alguns que se acham donos do pedaço. Igreja não está aí para engolir sapo e satisfazer os caprichos de uma corja. Eu gostaria que Frei Germano tivesse autorização para divulgar a toda sociedade, quanto Emanuel Schmitt contribui para o ?Dízimo da Paróquia? com a finalidade de consertar os estragos que os caminhões fazem ao trafegar pelo morro da Igreja.
E para finalizar digo que a subida de caminhões pelo lado da Escola Madre Francisca Lampel está completamente livre a todos os motoristas viajantes que desejam fazer uma oração na Igreja durante o horário do meio-dia e até tirar uma soneca debaixo das árvores em suas maravilhosas sombras nos dias de verão.
Henrique Theiss ? Gaspar
Parabéns
Estou muito feliz pela execução do projeto da urbanização do Jardim Primavera. Este projeto nasceu em 2007 e durante muitos meses uma equipe multidisciplinar da prefeitura de Gaspar juntamente com a CAIXA trabalharam para que este projeto fosse aprovado.
Em 2008, representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, do Departamento de Captação de Recursos e do Serviço Autônomo Municipal de Saneamento participaram de uma videoconferência com representantes da Secretaria de Relações Institucionais, vinculada à Presidência da República e de Saneamento e Habitação, vinculado ao Ministério das Cidades em defesa do projeto. Finalmente sai do papel.
Marise Teresinha Heinig | Gaspar
CorreçãoInformamos que, diferente do que foi divulgado na matéria intitulada ?Candidatos ao Executivo lançam oficialmente suas candidaturas?, publicada na edição 1412 deste veículo de comunicação, a inauguração do comitê de campanha da Coligação ?As pessoas em primeiro lugar?, da candidata Teresa da Trindade, será no dia 10 de agosto, às 19 horas e não no dia 19, conforme divulgado.
Edição 1413
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).