Invenção
Com todo respeito, mas o inventor do código Morse, deve-se ao físico: Samuel Finley Breese Morse. Este homem que transmitiu a primeira mensagem telegráfica, criando o alfabeto Morse. Dominava-o a ideia de ima invenção: transmitir sinais à distância.
Inaugurou em 1844 a primeira linha telegráfica da história, e com ela fez uma comunicação de Baltimore à Washington. Surpreendeu o mundo com esta mensagem, e adquiriu fama e glória.
Em 1858, o governo norte-americano deu-lhe valioso premio em dinheiro e vários países europeus o acumularam de honrarias. Morse, vitorioso, passou história. Faleceu entretanto, paupérrimo, e despojado dos louros da celebridade.
Conheci e aprendi o código Morse com o meu pai, que foi agente telegrafista em Gaspar. Ele recebia e transmitia as mensagens, com habilidade e uma rapidez incrível. Para conseguir esta proeza, teria que saber e entender o código Morse, o qual era constituído de sinais. Cada sinal, correspondia a uma letra, formando palavras, com toques diferenciados, em ritmo pausado. Um aprendizado curioso e interessante, mas difícil.
O livro que constava o alfabeto Morse, e narrava a vida de Samuel F.B. Morse, infelizmente perdi na enchente de 1983, mas ainda restaram-se algumas lembranças.
Ligia Cunha | Gaspar
Trilha Belchior
Muito obrigado. Esta é a mensagem que todos os sócios do Belchior Jeep Clube têm a dizer pra todos os 185 veículos e 15 quadricíclos juntamente com seus co-pilotos e zequinhas que participaram da Trilha Anual 2012 do nosso clube.
A cada ano tentamos melhorar o nosso evento para que possamos receber todos vocês, acelerar muito, cultivar o espírito jipeiro e fazer novos amigos! Ano que vem, tem mais!
Hélio Hammes | Gaspar
Poste de Luz
Sou eletricista de emergência da Celesc, trabalho em Gaspar, estava de trabalho na manhã do dia 1º de outubro, e atendi a ocorrência de abalroamento que gerou a matéria ?Caminhão colide contra poste no Gaspar Grande?, e gostaria de registrar que diferente do que está descrito na matéria o caminhão não encostou na fiação, mas sim seu pára-choque traseiro engatou no poste, fazendo com que o mesmo caísse sobre o terreno, e por consequência partiu cabos de energia elétrica e também de telefonia.
Gostaria de salientar também que diferente do relatado acima, os fios estavam em altura normal e respeitando a altura mínima estabelecida para aquela via.
Bruno Anacleto | Gaspar
Falta de respeito
Trabalho no Centro e estou indignada com a falta de respeito destes carros de som da política, nesses últimos dias principalmente. No meu trabalho, às vezes sou obrigada a pedir para o cliente esperar um pouco na linha, pois com a fila parada no centro, o carro de som fica com o volume no máximo. Sem parar para pensar que ali ao lado têm pessoas trabalhando e que não conseguem ao menos falar ao telefone por causa dessas músicas irritantes.
Não estou aqui para falar quem são os partidos que estão com esses carros de som durante o dia inteiro, porque eu sei que quem trabalha no Centro, assim como eu, sabe o quão irritante e insuportável é isso. Inclusive, já decorei todas as músicas, de tanto que eles passam aqui.
Queria avisar aos candidatos, que não somos tão influenciáveis assim. Que não são essas musiquinhas irritantes que vão nos fazer mudar de ideia na hora de votar. Desse jeito está parecendo que vocês já estão sem ideias de como atrair mais eleitores para seu lado e ficam achando que nosso ouvido é ?pinico? para ficar escutando esse tipo de coisa.
Ana Vitória Wieser | Gaspar
Turismo, A Indústria Invisível
Oktoberfest ? o ícone das atrações turísticas de Blumenau e entorno.
Em Gaspar, segundo a assessora de turismo, indústria e comércio Talita Salini Guerreiro dos Santos, confirma a informação do movimento econômico regional.
Diz que a festa mobiliza mais de 50 setores da cidade, como postos de combustíveis, hotéis e supermercados. É a indústria invisível.
Sejamos realistas: o município de Gaspar não dispõe de um ponto turístico de nome nacional. Agora, desponta o Park Fazenda Hotel, três vezes eleito o melhor do Brasil. A Matriz São Pedro Apóstolo, no CENTRO. Só que os atrativos de Gaspar o turista os encontra no interior a começar pelas série de cascatas, algumas com infraestrutura hoteleira, cercadas de verdes matas, plantações de arroz e criação de gado e peixes. Também algumas mansões. Por si sós não motivam turistas em massa de grandes centros.
É preciso parcerias com Agências de viagens e congêneres, que se destinem a centros maiores, por extensão poderão chegar até Gaspar.
Gaspar, primeira parada já é um bom início, slogan idealizado pela Secretária de Turismo da Prefeitura, com apoio do COMTUR.
O presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Emil Chartouni Neto, comenta que a Oktoberfest movimenta o trade turístico num raio de 60 quilômetros ao redor de Blumenau.
? Todo o Vale Europeu ganha com a festa.
São 30 mil leitos disponíveis em toda a região.
Quanto mais aumentarmos o tempo de permanência do turista, mais ele vai estar movimentando o comércio local ? diz.
Jornalista Léo | Gaspar
Ônibus em Ilhota
Parabéns aos administradores da cidade pela iniciativa de implantar o transporte coletivo em Ilhota. Porém os moradores da Margem Esquerda, especificamente os do Pocinho, ainda precisam de condução no trajeto até à balsa em horários que intercalem com os da outra empresa. Se assim for feito estaríamos sendo bem assistidos, caso contrário ficaria do mesmo tamanho!
Terezinha Rodrigues Vignati | Ilhota
Parabéns
Parabéns ao Cruzeiro do Vale pela honrosa homenagem prestada à Dona Santa, na reportagem perfil. Quantas lembranças tive ao ler a reportagem.
Dom e Zeca são heróis por toda trajetória, lembro muito bem das horas felizes que passamos quando os dois cantavam e tocavam e acredito fazem isso até hoje. Dona Santa, quanta felicidade no seu olhar.
Zenilda Werner da Costa | Blumenau
Parabens II
Parabéns à tia Santa e aos nossos primos também por ter esse anjo ao lado deles. Mulher guerreira de muita fibra. Que Deus os ilumine sempre!
Edicléia Gern Zimmermann | Gaspar
Parabéns III
Parabéns aos amigos do tio Valdir. Uma bela iniciativa o organizar a feijoada e doar os recursos para as entidades. Parabéns aos organizadores deste evento que tem uma nobre finalidade.
Elisandro Pereira | Gaspar
Parabéns IV
A medida de um homem está na quantidade de sonhos que ele tem. Parabéns Pedro da Silva e Soldado Gil, vocês têm 11.233 motivos de comemorar o resultado do Projeto Cidadão Consciente nas escolas. Pelo esforço e dedicação pessoal de vocês, fazendo o bem, acreditando e fazendo o melhor para as crianças, até aqui já valeu. Sonhem no que ainda esta por vir - de melhor - O premio Denatran, e muitos outros.
Lucimara Rozanski | Gaspar
Edição 1430
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).