Turismo
Não durma de touca! Esteja em período de férias, agitação de festas ou de trabalho rotineiro! Não se conforme em descansar apenas na cadeira do papai. Degustar aquela lourinha supergelada ou entupir-se de suculento churrasco...
Ah, exclamará você, que mais um modesto trabalhador pode fazer? ?Com o dinheiro que eu ganho não dá pra encarar uma praia ou galgar os contrafortes da Serra do Mar e alojar-me numa estância de águas termais ou hotel fazenda. Dinheiro curto. Viver dentro dos padrões de operário?, é o que posso fazer. Isto é, dentro de casa!
Uma dica: você não precisa ir longe para atividades de lazer. Quem não tem cão caça com gato, aqui vale o velho adágio! Não tem carro? Vá de bicicleta. Não tem bicicleta, vá a pé! Ou... de coletivo.
Em Gaspar, além do já conhecido roteiro das cascatas, na margem esquerda, bem frequentadas. Nosso interiorzão gasparense fervilha de atrações. Na margem direita, têmo-las às pencas, ainda pouco divulgadas. Agarre sua queridinha, filhos, netos e enverede por esses bairros valorizados pela Mata Atlântica, mansões, restaurantes e história num início de preservação.
São motivos para realizar excursões em grupo. Bem em conta. Já há empresa que as pratica: Tração Total, que conduz o turista a pontos turísticos incríveis. Dia 8 de dezembro, integrei uma delas, da qual faço pequeno relato:
Margem Direita ? Roteiro
Gostei da excursão, composta de dois veículos esportivos. Saída: Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Do alto, descortina-se fascinante paisagem, entrecortada pelo Rio Itajaí-Açu. A beleza da Matriz emociona pela sua estrutura arquitetônica, com seus oito relógios impulsionados sincronicamente pelo mesmo motor. A pomposa escadaria de 114 degraus enche os olhos.
Tração Total denomina-se o veículo que conduz os turistas. Trata-se de caminhão leiloado pelo exército: seguro e robusto! Adaptado para trafegar em estradas rústicas a serviço do turismo country.
Roteiro: As opções são múltiplas. O Tração Total é um caminhão reforçado, confortável, também trepidante de acordo com as condições das estradas barrentas e sinuosas a beira da pirambeira de emocionar. Por entre árvores e mansões respira-se clorofila e, às vezes, poeira.
Primeira parada: Engenho de cachaça artesanal do nono, para suculento Café Rural (produtos, todos do local). Trilha serpenteando pequena nascente.
Prosseguindo: respirando saúde e brindando os olhos com os encantos da paisagem, vai-se desfilando belezas naturais: arroios, pequenas lavouras, pastos, pássaros e animais silvestres de pequeno porte, a caminho do almoço na Truticultura Bertoldi, em meio a montanhas, lagoas de peixes, nascentes adequadas para criação de trutas, prato principal do restaurante Bertoldi. Só que a Truticultura Bertoldi merece trabalho especial pois por si só vale alongada
história.
Léo Miglioli | Gaspar
AGRADECIMENTOS
Em nome da família de Flávio Casas, desejamos registrar os agradecimentos especiais aos ?Anjos da Vida?, que prontamente assim que solicitados para atender a um acidente vascular cerebral, AVC, na manhã da última sexta-feira, dia 7, não mediram esforços. Hoje o Sr. Flávio retornou do Hospital e já está na convivência de sua família. No entanto, jamais esqueceremos aqueles momentos difíceis. Nossos mais sinceros parabéns aos profissionais Elisabete Cecília de Souza (enfermeira chefe e diretora geral da Secretaria Municipal de Saúde de Gaspar), Dra. Celina Schmitt (clínica médica), Dr. Silvio Cleffi (cardiologista médico), Claudi Pereira (técnico em Enfermagem) e a equipe do Samu de Gaspar (motorista Ronei Mendonça e a auxiliar de Enfermagem Angelita de Cesare), pela eficiência, competência e comprometimento com a saúde e a vida de nossos cidadãos e pacientes.
Muito obrigado!
Mário Wilson da Cruz Mesquita | Gaspar
Genro de Flávio Casas
Edição 1448
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).