Agradecimento
No dia 23 de março deste ano, sofri um acidente e, até o dia 28, fiquei internado no Hospital Nossa Senhora do perpétuo Socorro. Gostaria de agradecer ao médico, Dr. Fernando César Buchen, enfermeiros e demais funcionários do hospital, que me atenderam muito bem durante os cinco dias. A todos, meu muito obrigado.
Vander Zeitz | Gaspar
Negligenciados
Por que na escola além de contar quem foi Pedro Álvares Cabral, Dom Pedro I e Dom Pedro II, não apresentam-nos Paulo Freire, Anísio Teixeira, Rubem Alves e tantos outros heróis que lutaram durante toda a sua vida por um ensino de qualidade em nossas escolas? Será que é por que este conhecimento nos transformaria em pessoas com discernimento e qualificação para mudar a estrutura política do nosso país?
Já dizia Paulo Freire: ?Seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitisse às classes dominantes perceberem as instituições sociais de forma crítica?.
Que todos os educadores que amargam seus salários de fome se atentem para este fato para promover mudanças urgentes na metodologia do ensino. A verdadeira revolução acontece através da educação de qualidade, e todos somos responsáveis pelo destino do nosso amanhã
Aproveito o espaço para elogiar o texto de Luiz Carlos Amorim sobre as redações do Enem. Parabéns.
Odete Fantoni | Gaspar
Acidentes em Ilhota
Será que vamos ter que assistir a estas cenas por muito tempo? Não é difícil resolver. Basta um engenheiro e um pouco de força de vontade. Em muitas cidades que são cortadas por rodovias, como Apiúna,todos passam devagar. É difícil fazer faixas de pedestres pelo Centro de Ilhota, que tem um movimento enorme de pedestre pelo acúmulo de lojas. Mas vamos tentar mudar isso. Não é tão difícil assim. Já ajuda muito se conseguirmos evitar a velocidade dos veículos dentro desse perímetro. Além dos condutores, é preciso que os pedestres também tenham um pouco de responsabilidade. Então fica o meu apelo a todos que moram e visitam nossa cidade.
Leandro Schmitt | Gaspar
Sob a luz do luar
É assim que parte da Ilhota está à noite. Estamos passando por ruas em que um poste de luz está acesso e dois à frente não. Ilhota é uma cidade ainda considerada pacata. Mas como eu, outras pessoas que à noite passam pelas ruas sem iluminação têm medo. Pessoas que trabalham até a noite ou saem de madrugada, jovens que saem da escola. Como podemos ter segurança se nem luz para ver o que há no escuro temos? E não é somente em ruas longe do Centro. Até a rua do Banco do Brasil está assim. O que será que está acontecendo para essa falta de iluminação? Fora os buracos, agora tem mais essa.
Katlin Felisky | Ilhota
Informação e conhecimento
Estamos no auge de era da Informação e do conhecimento. De multitarefas. Um que valha por dois, empregado. Na era de informação e do conhecimento, emprego nos moldes tradicionais é coisa do passado. Salário no final do mês, fundo de garantia e décimo terceiro são itens que, definitivamente, ficaram para trás. As relações de trabalho mudaram. Nesse contexto, é praticamente impossível planejar uma carreira para toda a vida, permanecendo em uma mesma empresa até a aposentadoria.
A carreira se tornou um processo a ser atualizado e revisto o tempo todo. Principalmente por que profissões e funções tendem a desaparecer, ou, na melhor das hipóteses, sofrer mudanças radicais.
Em um mercado com essa dinâmica, destacar-se-ão aqueles que tenham muito a oferecer. Diploma só não basta. E apenas o diploma de graduação não fará mais a diferença.
As exigências dos novos tempos vão além, e é preciso estar bem preparado para enfrentar a forte concorrência que atualmente já é realidade. Estudar em uma universidade conceituada, frequentar cursos de línguas, conhecer programas de informática e fazer cursos extracurriculares são alguns dos diferenciais que vão ter peso na hora de disputar uma vaga
Léo Miglioli | Gaspar
Edição 1476
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).