Dia Internacional do Trabalhador
Os primórdios defensores dos direitos dos trabalhadores, sem dúvida, foram e sempre serão Karl Max e Friedrich Engels. Ambos alemães. o primeiro era judeu alemão, o outro era alemão da raça ariana. Fundaram o comunismo. Viver em comunidade solidariedade social, este contexto estimulou a luta dos cidadãos trabalhadores por seus direitos, culminando na revolução socialista de 1848, cujo fundamento intelectual e ideológico foi concebido por eles.
Graças a ambos, muitas conquistas foram conseguidas pelo proletariado internacional. Surgiram: greves, tumultos, agitações e até golpes de estado. Apoiado pelas forças ocultas que nasceram no antigo Egito. Horas de trabalhos reduzidos, melhores salários, vários melhoramentos na área social, hoje já alcançado, mas muita coisa precisa ainda ser feita em âmbito mundial. Políticos só prometem e nada realizam. A massa que forma os trabalhadores que são o proletariado, jamais deixará de reivindicar os seus direitos. A luta será infinita e incansável, haveria uma luz no final do túnel?
Getúlio Vargas foi o pai dos direitos trabalhistas no Brasil. Graças a ele, vários direitos conquistados fazem jus aos trabalhadores. Neste dia 1º de maio, parabenizo todos os trabalhadores.
Joni C. Kormann | Gaspar
Trajetória dos engenhos de Gaspar
Há dois meses a prefeitura informou ter contratado uma empresa para produzir e instalar guarda corpo na ponte Hercilio Deeke. Só assim será possível a travessia de pedestres durante a conclusão da outra pista. Alguém tem explicação para tanta demora? Enquanto uns poucos peões passam o tempo fazendo cócegas na ponte, alguém pode explicar o silêncio e a omissão por parte da Associação de Moradores da Margem Esquerda, da imprensa, dos vereadores, dos comerciantes e das autoridades?
Jovino Elson Regoso | Gaspar
Trajetória dos engenhos de Gaspar
Existem políticas públicas que podem ser implementadas para proteção do patrimônio arquitetônico. Não é necessário a prefeitura pagar, muito menos o proprietário deixar de ter lucro com o imóvel. Incentivos, isenção de taxas, impostos, por si só já podem fazer valer a pena preservar o imóvel em estado integro, com segurança e com renda. Mas é preciso vontade.Vejamos o caso da agência do banco Itau, segura, bonita, e com imóvel preservado.A chaminé hoje estaria onde fica uma praça. Porque não se preservou? Para quem conhece o município de Rio Negrinho, a chaminé de lá inspira todo um natal luz. Esta bandeira deve ser apartidária. Caso contrário, a história e as estórias estarão apenas nos livros e fotos antigas.
Rodrigo Boeing Althoff l Gaspar
Edição 1484
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).