O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

28/10/2014 11:49

Jornalismo e liberdade de imprensa
Um veículo que cede a uma pressão cede a todas! O caminho é manter inviolável o compromisso com a verdade. Ao reclamar a liberdade de imprensa, mister se faz criá-la no seu próprio veículo. O jornalista é um educador, um profissional da indagação, do questionamento, da pesquisa, detentor de fontes de informação as mais recônditas, secretas e invioláveis.

Isso é liberdade de imprensa e deve se informar; é direito de saber do cidadão. Foi que aconteceu com a bem informada e destemida revista Veja, edição especial Água n° 2397, de que salpicamos alguns tópicos, cujo título é Choque de Realidade, chamado Petrolão.

?O doleiro Alberto Youssef, caixa do esquema de corrupção na Petrobrás, revelou à Policia Federal e ao Ministério Público, que Lula e Dilma Rousseff tinham conhecimento das tenebrosas transações na estatal?.

Eles sabiam de tudo!

- O Planalto sabia de tudo ? disse Youssef.

- Mas quem no Planalto? ? perguntou o delegado.

- Lula e Dilma ? respondeu o doleiro.?

O Planalto ingressou na Justiça para impedir a publicação mas o juiz não concedeu, dentro dos ditames da Lei de Imprensa. A Lei de Imprensa é clara! Não há censura prévia. Publica e inconforma! O prejudicado ou ofendido, recorre à Justiça para retratação, indenização, ressarcimento de danos morais, até condenação penal. Mas, todavia, entretanto, proibir a publicação a prióri, nunca, jamais, em tempo algum.

Ai povo, não fosse o farrejamento da imprensa dos fatos transformados em notícias, não saberia de nada. E a corrupção já generaliza que corre salta, seria um festival sem seguranças. Há profissionais achando que já não há nada a fazer! Primeiro, porque não dá pra fazer; depois, quando uma equipe começa a mostrar que é possível fazer, aí surgem as observações que o veículo não incomoda.                          
Léo Miglioli | Gaspar



Saúde pública
A saúde de mal a pior! Venho mostrar meu total descontentamento com a Unidade de Saúde do Bela Vista. A conduta de alguns profissionais que ali estão é repugnante. Fico indignada com a falta de humanidade e respeito com as pessoas que ali buscam atendimento ou uma simples informação, necessitando retirar senha até para um simples questionamento ou dúvida.

Gente, onde é que estamos? Ou melhor, onde vamos parar? Será que essas pessoas que ali trabalham, ou, vamos ampliar a visão referindo-se a todos os postos de saúde do município, não conhecem o real significado da palavra SERVIDOR. Há várias definições, mas a que mais gosto é ?aquele que serve a alguém ou a uma instituição?. Sou servidora pública municipal também e esse tipo de coisa me envergonha. É preciso ter a consciência de que trabalhamos para servir o povo e é ele quem paga nosso salário. Não se pode, em momento algum, desmerecer o cidadão que vai em busca de um atendimento.

A saúde é um dos serviços nobres, então, por favor, tomem a devida postura e comecem a tratar o povo com o devido respeito. Como diz a premissa, ?gentileza gera gentileza?. Esqueça seus problemas pessoais e coloque um sorriso no rosto. Diga bom dia, boa tarde, obrigada, sejam gentis e atenciosos. Lembre-se foi você que escolheu essa profissão, então faça bem feito o seu trabalho, caso contrário peça a conta e vá vender cosméticos!
Solange Eink | Gaspar

Edição 1635 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.