Carta de um professor indignado
Aos pais indignados com esta semana de apenas dois dias de aula, meu mais total desprezo. Esses pais que tanto se indignam são os mesmos que aparecem na escola para saber dos filhos apenas quando os mesmos vão muito mal ou já reprovaram, aí sim encontram tempo para vir saber das pobres crianças. Quantos desses indignados comunicam quando da falta de seu filho por motivos diversos como viagens, perder a hora e coisas do tipo.
Muitos pais (graças a Deus não é a maioria) pensam na escola e nos CDIs como depósitos para seus filhos. Claro não pensam em parar de fazer filhos, como se fosse um simples hobby, pois depois jogam nos CDIs e nas escolas e o governo que se vire.
Muitos pais e a população em geral têm também a triste mania de generalizar e dizer que funcionário público nada faz. Sou professor e essa carapuça nunca me serviu e jamais servirá. Sei muito bem minha capacidade e meu profissionalismo. E para esses que tanto nos invejam - sim, só pode ser inveja! -, saibam que de tempos em tempos existe concurso público. Estudem, dediquem-se, façam o concurso e venham viver a realidade de uma escola ou de qualquer outro setor. Vivemos numa democracia, basta preencher os requisitos e prestar concurso.
Como é fácil atirar pedras... Porém, o que me tranquiliza é que essas pedras vêm de pessoas com telhado de vidro, muito frágil, que escondem-se atrás de uma hipocrisia e acham que podem ofender as pessoas com comentários ridículos e maldosos.
Sou professor sim, sou funcionário público sim, e tenho muito orgulho, pois nunca deixei de exercer meu papel, de cumprir com meus deveres e minhas obrigações. Diferente de muitos pais relapsos, que se desesperam quando os filhos têm que ficar em casa em feriados, conselhos de classe ou paradas para reuniões ou formações. Aliás, sabiam que os servidores da educação não recebem hora extra para participar de reuniões a noite e final de semana? Participam por comprometimento.
É mesmo uma pena o estudo ser obrigatório, ser público. Com certeza muitos alunos não merecem as boas escolas e os bons profissionais que têm; assim como muitos pais deveriam pagar escolas particulares e serem banidos da escola pública. Já que tanto criticam o público, coloquem seus filhos no privado.
Pensem melhor antes de criticar: pensem no quanto a educação de Gaspar evoluiu e evolui para melhor atender as crianças (seus filhos). Temos paradas, óbvio que sim, para formações, discussões e melhorias na qualidade do ensino (dos seus filhos). É uma opção ser professor, sim, é uma opção, pois enquanto a maioria dos pais nos apoiarem aqui estaremos, para formar cidadãos que nos orgulhem no futuro.
Carlos S. Beiruti | Gaspar
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).