O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

15/09/2009 00:01

Ponte
Assistindo ao RBS Notícias, minha mulher me perguntou: Como o prefeito de Rio do Sul conseguiu construir e está inaugurando um elevado naquela cidade com recursos
da Prefeitura ao custo de R$ 9,4 milhões"? Respondi: "Porque ele é prefeito de Rio do Sul e não de Gaspar".
Roberto Sombrio| Gaspar


Democracia
Política é sempre igual, aqui ou lá no nordeste. Vivemos numa "democracia" e esse espaço é muito bom para manifestarmos nossa revolta com as ações arbitrárias dos governantes que na maioria das vezes governam para si mesmos. Porém isso não é suficiente, devemos levar de alguma maneira ao conhecimento das massas que tem o poder do voto e ao mesmo tempo a ignorância política. Isso mesmo. Política deveria ser matéria escolar. Ops. Esqueci que isto é prejudicial à política...
Leon Roberto Blum | Gaspar  


Educação
Como educador, não pude me conter ao assistir na TV uma propaganda muito bem feita, do melhor estilo das agências brasileiras, excelentes e reconhecidas no mundo inteiro pela criatividade e eficácia, na arte de vender e por vezes na arte iludir. Refiro-me a propaganda do MEC sobre a influência dos educadores no desenvolvimento social e econômico de alguns dos países mais influentes e poderosos do mundo como Japão, Itália, Alemanha, Holanda, Inglaterra, França coloquialmente denominados primeiro mundo, a propaganda exalta o professor como aquele que mudou a vida, a realidade das pessoas que  falam nos idiomas correspondentes a cada um dos países que citamos acima. A questão já é conhecida pelos brasileiros, a educação é o caminho, se não fosse um velho clichê das campanhas políticas do Brasil, talvez nós acreditássemos que realmente é isso. Como educador acreditamos sim que seja o caminho, afinal se não o fosse não estaríamos nesse ofício, no entanto um dos papéis a nós concedidos é o de questionar algumas coisas que andam por aí; que a classe precisa ser re-valorizada, financeira e moralmente sim todos concordamos, mas o questionável é se a realidade se mostra tão dócil como a propaganda referida induz, ou estamos diante apenas uma falácia, uma ilusão da qual as propagandas brasileiras, que são excelentes claro por que os profissionais da área são muito bem formados (tem professores bem formados e que recebem reconhecimento da sociedade) ou o quadro na educação é outro? Gostaria de deixar isso explícito para a população, muita verba é destinada, a muitas décadas há muitos governos, "investimento" a longo prazo mas o que se vê é realmente uma melhora qualitativa na educação? É bem verdade que hoje se dispõem de muitos milhões a mais, muito mais estrutura que a décadas atrás, mas fica claro que para o tipo de sociedade que estamos criando há muita coisa para ser feita, construída e socializada. No país em que uma classe como a dos jornalistas tem o diploma "extirpado" que ex e atuais governantes se abraçam feitos velhos amigos enquanto uma oposição que nunca mostrou nada de relevante ao país grita por nada, resta a população e aos educandos escolher caírem no marasmo e ser apenas um professor, ou lutar a cada dia para transformar um pouquinho a realidade daqueles que depositam em si a esperança da criação de um mundo novo, um mundo melhor. Talvez devemos ver bem o que está por trás da excelente propaganda e envergar o que vivemos para quem sabe a própria propaganda inspire em cada um de nós, pais, alunos, professores e demais nossa própria transformação. De algum lugar precisamos começar.
HVictor Caglioni|Gaspar


Turismo
Muito interessante essa pesquisa da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Turismo sobre perfil dos turistas que visitam o município e quais as razões que os trazem até a região.. É a primeira vez que ouço falar sobre este assunto aqui em Gaspar. É importante saber o que chama a atenção de nossos turistas. Esperamos um bom resultado.
Suéllenn Meurer|Gaspar


Greve I
Estudo à noite no Belchior e dependo do ônibus para ir e voltar. O motorista responsável pela linha continuou trabalhando, mas o sindicato disse que se ele não aderisse à greve iria fazer vandalismo nos ônibus do Belchior. A estrada está horrível e agora não tem ônibus. Isto é uma vergonha. Peço às autoridades um atitude! Obrigada
Katia Aparecida Bauler|Gaspar

 

Greve II
Eu concordo com os motoristas e acho que eles mereçam melhores salários. Mas acho que deveriam trabalhar sem nos cobrar a passagem, assim não seríamos prejudicados e o sindicato não pagaria multa, e sim a empresa teria prejuízo. Com toda certeza a empresa não iria gostar que os motoristas transportassem seus passageiros de graça.
Marli Ferreira Bueno| Gaspar

 

Greve III
Acho que todas as pessoas deveriam reivindicar seus direitos desde que não prejudicassem os outros. Com esta paralisação dos ônibus muitas crianças não estão tendo como se locomover até suas escolas e trabalhadores perderão dias de trabalho. Justiça seja feita logo, pois o povo necessita.
Lurdes A. Oliveira|Gaspar


Greve IV
Uso o transporte público diariamente, mas diante da paralisação dos motoristas tive que arranjar outra alternativa para ir até o meu trabalho. Realmente é um transtorno tudo isso, mas quero parabenizar o sindicato e os motoristas pela organização e união entre si. Isso sim é uma categoria unida. A população sofre é claro, mas já havia sido avisada que a paralização iria acontecer.
Márcia A. Costa|Gaspar


Greve V
USr. Marlon até entendo que a comunidade acaba sendo prejudicada, todavia observo que o sr. não tem o menor conhecimento da causa. Os trabalhadores estão reivindicando aquilo que lhes é de direito. Há quatro meses estão esperando uma proposta por parte da empresa que até agora os tem ignorado. Dizem que estão trabalhando com prejuízo, só louco para acreditar. Nunca vi na minha vida uma empresa de transporte coletivo quebrar. Não sei se o sr. tem conhecimento a quem pertence a empresa em questão? O clã dos Berger não é fraco não, coronéis poderosos, só o sr. Dário já está no poder há quase dezesseis anos pode? E nós vamos ficar contra os trabalhadores? Por favor me poupe. Continuem parados até conseguirem a valorização merecida.
Luis C. Machado| Gaspar

Comentários

Leon Roberto Blum
17/09/2009 00:47
Essa história de greve só funciona porque normalmente quem faz greve só o faz se for funcionário de algum setor ligado à gêneros de primeira nessecidade , A final se o seu zé pedreiro ou seu pedro catador de latinhas parar, quem se importa , à tempos atrás teve essa tal de greve de motoristas aqui em curitiba , mas como temos um governador que está comprometido com o povo , foi ordenado que : " OU VOLTAM À TRABALHAR, OU ESTARÃO DEMITIDOS" resultado 6 horas depois os ônibus estavam circulando normalmente .
Essa idéia Da amiga Marli Ferreira de não cobrar passagem é ótima , só resta saber se os funcionários tem coragem suficiente para isso !!!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.