Obra realizada
Após contatarmos o Sr. Soly, Secretário do Planejamento e levar ao seu conhecimento o fechamento da tubulação de água e esgoto de nossa rua, ele prontamente se dispôs a nos atender, mandando um caminhão "limpa fossa" para fazer a limpeza das fossas nas casas da rua e em seguida veio uma equipe com máquina e trabalhadores para abrir o aterro e refazer a tubulação de saída da água e esgoto. Gostaríamos de agradecer ao Secretário do Planejamento, Sr. Soly pela rapidez e prontidão na prestação deste serviço por nós solicitado. Esta atitude demonstrou sensibilidade e competência para com os cidadãos gasparenses da rua Gestrudes S. da Silva.
Tânia Regina Dagnoni | Gaspar
Ilhota
Na minha modesta opinião, é uma vergonha deixar os bairros da margem direita do Rio Itajaí-Açú, em Ilhota, ficarem embaixo d'água com mais de um metro d'água, e deixar toda a tubulação do bairro Vila Nova entupida.
Alex Schnaider| Ilhota
Ilhota I
A chuva em Ilhota foi muita sim, e alagou o bairro Vila Nova, mas os culpados são os moradores que colocam carradas de areias e barro, e com a chuva tudo vai parar na boca de lobo. Daí culpam o prefeito. A prefeitura deveria é multar estas pessoas.
Antônio Quintino | Ilhota
Crescimento de Gaspar
Nas poucas vezes que tenho passado por Gaspar e nas entrelinhas das matérias que lemos na imprensa, percebe-se um labirinto muito grande entre o que o município apresenta e o que deveria ser. Há quase 10 anos participei do processo eleitoral com outros seis candidatos a prefeito. Percebo que quase todas as grandes questões, como projetos e obras, identificados e elencados nas propostas de todos os postulantes, porque quem estuda e analisa as necessidades de uma comunidade, sabe de suas prioridades, ainda continuam sendo desejos e sonhos, e exatamente por não serem realizadas acabam, infernizando a vida cotidiana de toda a população. Nestes quase 10 anos, municípios no entorno de Gaspar: Brusque, Itajaí, Indaial, Pomerode, Ilhota, Timbó (exceto Blumenau pelo seu porte de município maior), alcançaram e acrescentaram algumas soluções a seus problemas. Após estes 10 anos segue, o gasparense esperando pela: ponte, por um sistema viário alternativo, por representatividade efetiva no estado, fortalecimento e valorização da sua grande massa de empresas (parceria e união com a classe). Sabe-se das dificuldades também por ser um município de grande extensão territorial (quase 400 km quadrados), e distânciamento de localidades, com problemas próprios, culturas diversificadas. Mas Gaspar tem um povo muito bom, trabalhador, participativo, dedicado às obras sociais. Liderar este povo, sem paixões e ideologismo preconceituosos e rançosos, o torna o grande parceiro em tudo. Pena que em 10 anos, e em quase três mandatos de prefeito ainda não alcançou isso.
Mário Pera | Bombinhas
Limpo só na fonte?
Podemos falar que no cenário político o que não faltam são políticos corruptos! Mas será que sempre foram assim? Falaram-me que não existe água suja, pois ela nasce limpa. O que, a torna suja e o percurso em que ela percorre, coletando resíduos e assim a poluindo, e concordo com isso sim! Por isso temos que analisar muito sabiamente com o coração, mas com muita razão, antes de votar, de escolher o nosso representante no Poder Legislativo e no Poder Executivo. Jovens de 16 anos podem votar e o último dia para fazer o título de eleitor é no próximo dia 05 de maio, para votar este ano. Tem político por aí com uma longa caminhada percorrida, e olha que não foram por pedreiras, mas sim por lamaçais, imagine a quantidade de resíduos que eles já absorveram. Claro que existam alguns que conseguem fazer uma espécie de purificação, mas são poucos, a maioria só faz um banho superficial e se lançam principalmente, de encontro aos jovens eleitores. Por isso muita calma nessa hora. Como eles chegam a esses novos eleitores? E uma pergunta bem sugestiva, a vários modos de induzir os jovens ao erro. O problema maior é a água suja, olhando a distância e eu não consigo tirar mais de meia dúzia de garrafas de água limpa. Os jovens podem generalizar não querendo mais entrar neste processo democrático legítimo e falar "eu voto em qualquer um, ou naquele que meu pai ou professor falou". Este é o problema de falta de tratamento da água. Aí as águas que vão surgindo já vão sendo contaminadas rapidamente com resíduos, e aí você já conhece a história.
Jean Müller | Ilhota
?
Talvez Amanhã
Talvez, e só talvez as coisas possam ser realmente diferentes agora. Eu olho meu passado e me arrependo pelas idiotices cometidas, olho pro meu passado e percebo quanto tempo poderia ter sido ganho pela simples ação. Não quero dizer que as coisas vividas não tenham tido valor, mas quem sabe, se eu tivesse sabido fazer direito naquele tempo, poderia não sofrer hoje.
Eu adoraria saber o motivo de precisarmos esperar tanto pela maturidade, se quando ela chega já nem precisamos tanto assim dela. Queria saber o motivo de todos os dias eu olhar para o passado e ter a certeza de que faria pelo menos metade das coisas diferentes hoje. Aliás, eu não queria, eu QUERO saber tudo isso. Pena é saber que jamais terei nenhuma destas respostas.
Às vezes de noite, sozinho, eu penso em como a vida pode ser ingrata. Penso em como o dia de amanhã nunca chega, penso em como um "ano novo" só é novo mesmo no calendário, porque as dores, preocupações e batalhas terrenas continuam. Penso sobre como acabamos com o planeta e nos condenamos a nós mesmo ao fim. Penso em como romances que tinham tudo pra dar certo terminam.
Talvez hoje eu não queira pensar, não queira sentir, não queira nem viver. Hoje é um daqueles dias em que eu apenas respiro por obrigação, e mantenho os olhos abertos, porque com eles fechados as coisas não tem tantas cores. Talvez, e só talvez, amanhã eu queira pensar... Mas se eu quiser, espero que seja em algo diferente, porque tudo em que tenho pensado já saturou.
Janildo Tavares
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).