Rádio Sentinela
O grupo da melhor idade São Braz, da Lagoa, já esta se programando para a Tradicional Festa que acontece no próximo dia 06 de junho nas dependências do Salão da Capela São Braz. Haverá missa às 10h com a presença do Padre João Bachmann, junto com o coral da melhor idade de Gaspar, ?Amor e Esperança?. Às 12h será servido almoço e logo teremos a apresentação de uma peça de teatro e outros atrativos, como a tarde dançante com o musical Água Nativa, de Piçarras. Os cartões para o almoço poderão ser reservados pelo telefone 33320146/ 99388244 com Calinho ou Marlene. Desde já agradecemos a presença de todos.
Calinho da Costa - Diretor | Gaspar
Caso dos assessores
Caros, eu e minha família estivemos no Fesbraer, evento que aconteceu na semana passada, e muito bacana, porém tivemos a surpresa de ter o nosso veículo ser arrombado durante o evento. Todos nossos pertences foram roubados, como bolsa com documentos, avião, helicóptero, rádio, mala de viagem, notebook, mala de ferramenta, etc. Foram mais de R$ 8.000 mil de prejuízos. Para minha surpresa, vários carros também foram arrombados e o pior, a organização não possui seguro para este fim. Peço que divulguem para que outras pessoas não tenham a mesma decepção que nós tivemos.
Paulo Roberto Niebel
Placa torta
Observei no portal Cruzeiro do Vale, no link Vc Repórter sobre a placa torta de localização de trânsito são atos e fatos como estes que comprovam a falta de respeito de certas pessoas que destroem e atrasam o desenvolvimento da cidade. Se todos fiscalizarem e denunciarem quem faz isso, através dos meios legais, e indo até a delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência e protocolando na procuradoria do município, certamente o irresponsável será punido e assim ressarcindo os danos ao patrimônio público.
Pedro da Silva | Gaspar
Margem Esquerda
Participei nesta semana de uma reunião da Associação de Moradores da Margem Esquerda destinada ao Orçamento Participativo. Fiquei horrorizado com o senhor Mauro, com a falta de respeito do mesmo com os vereadores municipais. Explicou, falou que se algum vereador fizer uma indicação de melhorias e por via esta mesma melhoria estiver ?escrita? em um panfleto, não é para levar em consideração! Chamou de oportunismo barato.
Este ?oportunismo barato? que o senhor Mauro se refere, esta garantido por lei aos vereadores, e para lembrar, são os vereadores que aprovam as verbas municipais a serem gastas lá ou cá! As leis e os projetos vêm sempre do Executivo, cabe aos vereadores e suas respectivas comissões analisarem e aprovarem ou não em votação democrática! E podem fazer emendas sugerindo alguma melhoria na mesma.
Também é o vereador o elo entre o cidadão e o Executivo, os anseios da comunidade são passadas aos vereadores em muitas oportunidades. Em Gaspar o Orçamento Participativo serve para o povo reivindicar melhorias no seu próprio bairro, quero lembrar que se tivesse uma Associação de Moradores forte e bem constituída poderíamos chegar direto nas Secretarias de Obras e Planejamento e reivindicar, para que estas ou aquelas obras fossem vistas com prioridade e executadas!
Falo isso porque o próprio senhor Mauro disse: ?não tenho engenheiros, máquinas, equipe de trabalho de mão de obra para realização dos projetos, bem que queria ter, por isso temos que aguardar?. Os secretários de planejamento e de obras não poderiam tirar um tempinho para escutar as Associações de Moradores para ver quais são as prioridades? Assim não precisaria criar mais cargos comissionados e consequentemente sobraria mais verbas para obras. Minha opinião é esta. Espero que as obras aconteçam e sejam bem executadas. Vamos fiscalizar e cobrar!
Roni Müller | Gaspar
A beleza da mulher gasparense...
A beleza... a elegância e o charme... a maneira carinhosa e meiga... da mulher gasprense, espelham-se em seus lindos cabelos e olhos, na sua expressão sorridente... em sua voz linda e sensual... como muito dizem: é a mulher mais linda do vale!
Joni. C. Kormann
ARTIGO
Tanto tempo sem Quintana...
Quintana dizia que, quando morresse, ele ?queria apenas paz para endireitar alguns poemas tortos. Levaria junto apenas as madrugadas, pôr-de-sóis, algum luar, asas em bando, mais o rir das primeiras namoradas?. A saudade do poeta ?passarinho? já dura dezesseis anos. Quintana partiu para um nível superior onde as mortes são registradas como nascimentos, acreditava. ?Tenho pena da morte - cadela faminta - a que deixamos a carne doente e finalmente os ossos, miseráveis que somos... O resto é indevorável?. Quintana foi encher o céu de poesia em 5 de maio de 1994. Com certeza estará fazendo poesia em parceria com Coralina, Pessoa, Drummond, o nosso anjo poeta.
Aliás, tornar a poesia conhecida e apreciada era com ele mesmo. Foi ele que, com talento e afinco, levou a poesia para as páginas de jornal, popularizando-a, através ?Do Caderno H?, que assinava no Caderno de Sábado, do Correio do Povo de Porto Alegre.
E por falar em Porto Alegre, a cidade nunca mais foi a mesma depois que o poeta fez uso de suas asas ? Érico Veríssimo é testemunha: ?...descobri outro dia que o Quintana, na verdade, é um anjo disfarçado de homem. Às vezes, quando ele se descuida ao vestir o casaco, suas asas ficam de fora.? ? e subiu para o andar de cima. A feira do livro gaúcha, a mais tradicional do Brasil, da qual o poeta era a presença mais ilustre, a representação viva de um grande evento, continua firme, talvez até por isso, para cultivar e imortalizar o símbolo maior daquele festa de cultura. Parabéns, poeta. De presente para você, as flores do manacá-da-serra, que começam a desabrochar, com a proximidade do fim do outono e as borboletas, que habitam o meu pequeno jardim, que botam ovos nas minhas folhas de couve e dão origem a dezenas, centenas de larvas que devoram tudo e deixam só os talos, mas eu nem ligo, porque sei que dali sairão os poemas esvoaçantes e coloridos, pequenas obras primas da natureza que me lembram você.
Por Luiz Carlos Amorim ? Escritor
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).