O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

11/06/2010 08:37

OBRA DO SAMAE
Quero aqui registrar a minha indignação em relação à falta de respeito e consideração da equipe do Samae quanto ao descanso dos moradores do bairro Coloninha. Fomos despertados nesta madrugada às 3h com um estrondo ensurdecedor. Ao verificar a origem constatei a presença de uma escavadeira arrancando pavimento da rua quase em frente à casa de minha vizinha. O ruído era realmente fortíssimo e durou mais de uma hora, período durante o qual não foi possível dormir. É uma tremenda falta de bom senso perturbar os moradores desta forma. Embora compreenda a importância da obra, penso que os trabalhos poderiam ter sido iniciados mais tarde, afinal, se for para evitar filas, isso é pouco eficaz, elas ocorrem mesmo sem a ajuda do Samae.
Fábio Venhorst | Gaspar

AUDIÊNCIA HOSPITAL
Parabéns aos vereadores Antônio Carlos Dalsochio, Jorge Luis Wiltuschnig e José Amarildo Rampelotti pela iniciativa. Aqui vai minha sugestão aos ilustres legisladores, a próxima Audiência Pública poderia ser sobre os recursos destinados a Gaspar nas cheias. Qual o valor dos recursos e materiais recebidos pela prefeitura, Defesa Civil e os demais órgãos? E como foram utilizados? E se já foram? E se não foram, quando serão utilizados? Pensem nisso.
Jorge Luiz Prucinio Pereira  | Rio Negrinho

ÓLEO GRANDE
Venho através desta, expor a minha indignação e com certeza as dos demais moradores do bairro Óleo Grande. Todos nós sabemos que o tempo também não está colaborando, mas o descaso por parte da prefeitura também é grande.
A estrada geral está toda esburacada e falo em especial da rua Paulo Arquelau Roncáglio, que dá acesso à cidade de Ilhota. Os buracos já se transformaram em valas, e quando as máquinas da prefeitura passam por aqui, às pressas, raramente, dão, digamos, uma lambidinha pelo meio, pois se ocorrer um encontro de carros, alguém cai no buraco, ou seja, no valo..Não é ironia da minha parte não, é a mais pura realidade. O engraçado é que ninguém vê, ou talvez vivem em um mundo de faz de conta.
É hora de acordar, falam tanto que estão fazendo.... Queremos ver as coisas acontecerem. Esperamos que nos próximos dias, sejamos contemplados com a visita da patrola e demais maquinários da prefeitura, não esqueçam de levar alguns caminhões carregados de barro ou areia para tampar os buracos, serviço de primeira. Afinal, somos eleitores e merecemos. E quem não acreditar, pode passar lá pra ver. Que sigam o exemplo do prefeito de Ilhota, que aproveitou o sábado de sol, para patrolar as estradas.

Juliana T.R. Michei | Gaspar

 

Vilmar Schürmann
Li a reportagem sobre a vida de Vilmar Schürmann publicada há tempos passados pelo Cruzeiro do Vale. Mais do que justas as recentes homenagens recebidas de vários lugares do Brasil ao empresário Vilmar de Oliveira Schürmann. É sem dúvida o reconhecimento por tudo o que vem realizando ao longo de sua vida. Em seus 30 anos no comando do grupo Ceval/Bunge em Gaspar, Dr. Vilmar muito fez pela nossa cidade, desde o fortalecimento das empresas, geração de empregos, enfim o auxílio em praticamente todas as instituições do município, sempre visando o bem estar de todos. Só nos resta parabenizar e agradecer por tudo.
Luiz Alberto Schmitz | Gaspar

 

MEIO AMBIENTE
Depois da II Guerra Mundial, o mar de Arau, na antiga União Soviética, abastecia de peixe centenas de milhões de pessoas famintas. Instalaram-se várias empresas de processamento de pescado, gerando emprego, renda e desenvolvimento no local.
Mas um projeto ambicioso dos governantes da época de 1930 começou a gerar cobiça para irrigar o deserto da Ásia para o plantio de algodão e arroz. Stálin foi o responsável por esta grande obra e também pelo maior desastre ambiental de todos os tempos.
Com o desvio dos dois rios que abasteciam o Arau para a produção agrícola no deserto, o Arau começou a agonizar. Mas uma área do tamanho da Itália começou a produzir o ouro branco do algodão, cultura que até hoje se mantém como carro-chefe da economia do país. Na década de 1970 o Arau começou seu processo de desertificação e em 1980 as barcaças não conseguiam atracar nos portos. No final dos anos 80, o Arau tinha apenas um terço de suas águas. Começou a alteração no clima e a disseminação de doenças na população local. Hoje o Arau perdeu 20 metros de seu nível e está dividido em dois: o do Norte, que através de um sistema de diques começar a se estabilizar, e o do Sul, que deve sumir do mapa nos próximos 15 anos.
Além de toda a tragédia, a maior é a de que toda a água que chega ao Arau vem altamente poluída com defensivos químicos das lavouras. Nos tempos de crise, o Arau salvava a vida dos soviéticos, e o governo de Stálin, com sua transposição das águas, matou o Arau. Será que vamos pagar o mesmo preço para ver a morte do nosso São Francisco? A natureza exige respeito e ela cobra.

Odete Fantoni | Gaspar

 

VIOLÊNCIA X POLÍCIA
Em resposta à carta da senhora Ellen Schramm, publicada no dia 08/06/10 com o título: Violência X Polícia, a Organização Policial Militar em Gaspar informa que está averiguando os fatos com o objetivo de apurar as devidas responsabilidades. No mesmo sentido, a referida Organização Policial está à disposição da Sra. Ellen para melhores esclarecimentos.
Adair Alexandre Pimentel | Capitão da PM de Gaspar

CÃO ADOTADO
Muito obrigado à equipe do Jornal Cruzeiro do Vale. Mais um cão foi adotado com a ajuda de vocês. Obrigado de coração.
Rodrigo Althoff | Gaspar

AGRADECIMENTO
Venho através deste meio de comunicação, agradecer o vereador senhor José Hilário Melato pela carta enviada à minha família. Com palavras de conforto pela perda de meu pai, João Arnaldo. Como o senhor disse na carta, era um homem extraordinário, isso nos mostra como ele tinha amigos, era um homem honesto e de bom caráter. Obrigado por suas palavras.
Solange Moretti | Gaspar

VIOLÊNCIA X POLÍCIA II
Ao tempo que apresento meus cumprimentos, por meio desta, cumpre esclarecer que em relação à carta da senhora Ellen Schramm, sob o título ?Violência X Polícia?, publicada na edição do dia 08/06/10, na página ?02?, esclareço que este Delegado de Polícia, pede sim, aos cidadãos que façam suas denúncias por meio do telefone ?181?, Disque Denúncia da Polícia Civil de Santa Catarina e com relação ao número de telefone ?190?, o mesmo é da Polícia Militar a quem, cabe conforme o preceito constitucional vigente, preservar a ordem pública e realizar o policiamento ostensivo e preventivo e, sobre a qual, não tenho qualquer ingerência funcional.
No caso vertente se não houve o devido atendimento, deverá aquela cidadã, procurar os superiores hierárquicos da PMSC desta cidade, visando buscar as devidas providências, uma vez que não cabe a Polícia Civil, realizar a tarefa, conforme preceitua o artigo 144 em seus parágrafos e incisos todos da Constituição Federal de 1988.
Por fim, a Sra. Ellen Schramm, poderá procurar a Delegacia de Polícia e de Trânsito desta Comarca, com o fito de registrar o Boletim de Ocorrência após o que, será então instaurado o procedimento próprio em relação aos adolescentes autores do fato e se, maiores de idade, também o procedimento específico, para posterior responsabilização pelo Poder Judiciário.
Respeitosamente;
PAULO NORBERTO KOERICH | Delegado de Polícia de Gaspar

 

DEPUTADO
Quero saudar toda a equipe do Jornal Cruzeiro do Vale. Nosso líder da bancada, Serafim Venzon, vem realizando um excelente trabalho pelo Estado de Catarina. É um político de nome e história. Foi durante 12 anos deputado federal e agora estadual e que no último dia 8 esteve reunido com amigos no município de Gaspar. Parabéns deputado Venzon.
Valdeci Rodrigues Junior | Brusque 

 


INFORMÁTICA PARA CEGOS
Em relação a inclusão digital de deficientes visuais, desafio atual para a APAE de Ilhota (e possivelmente muitas outras instituições por todo o Vale do Itajaí), existe uma alternativa incrível e eficaz, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pelo professor Antônio Borges e alunos de computação e diversas Ciências Humanas, em virtude da necessidade de ajudar alunos com deficiência visual da instituição superior que precisavam ter acesso as ferramentas virtuais.
Se trata de um software (programa) chamado Dosvox, que narra em português o passo a passo.É um sistema operacional desenvolvido especialmente para as pessoas cegas e permite ler e escrever textos, acessar a internet, enviar e receber e-mails e até mesmo se divertir com jogos virtuais; trabalha com diálogo muito simples de ser aprendido, uma pessoa cega semi alfabetizada consegue usar perfeitamente o computador.
E a melhor notícia, é que se trata de um software livre (que não possui patente proprietária) então é gratuito, pode ser instalado em qualquer instituição pública, ONGs ou particulares sem a necessidade de pagar por licença. O programa está disponível na internet pelo site: http://intervox.nce.ufrj.br/. Também pelo site, qualquer pessoa jurídica ou física tem as instruções bem detalhadas de como usar e instalar o programa, além de outras alternativas de inclusão e projetos bem sucedidos pelo Brasil. Vale ressaltar também que o programa Dosvox é compatível com os sistemas Windows e GNU/Linux.
Victor Caglioni | Gaspar

 

PARABÉNS
Quero parabenizar o Jornal Cruzeiro do Vale por estar cobrindo em tempo atual tudo que ocorre no município de Gaspar. Também venho parabenizar nosso líder da Assembleia Legislativa, deputado estadual Serafim Venzon que luta pelo povo catarinense. Venzon tem uma história política e no dia 08, esteve com amigos no município de Gaspar. 
Waldir da Silva Neto | Brusque

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.