Moção
Os vereadores que a presente subscrevem, amparados no artigo 102, parágrafo único, do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, vêm respeitosamente apresentar moção de cumprimentos ao diretor do Jornal Cruzeiro do Vale, senhor Gilberto Schmitt, e a equipe de esportes e colaboradores do jornal, cumprimentando-os pelo aniversário de um ano, completado no dia 20 de agosto, do programa ?Cruzeiro no Esporte?, que vai ao ar diariamente pela Rádio Nativa FM. Gostaríamos ainda de enaltecer o belíssimo trabalho que vem sendo apresentado e desenvolvido durante este período, propiciando aos amantes do esporte momentos de entretenimento e descontração.
Esta moção representa um reconhecimento aos apoiadores do esporte em nosso município, especialmente ao programa Cruzeiro nos Esportes, que divulga o esporte gasparense além das fronteiras territoriais. Desta forma, nada mais justo do que prestarmos essa homenagem a essas dedicadas pessoas, que engrandecem nosso município com esse programa de qualidade.
Luis Carlos Spengler Filho e Rodrigo Boeing Althoff | Vereadores de Gaspar
Banda Larga
Gostaria de saber a quantas anda o projeto de internet banda larga para o nosso município pois isso também foi promessa de campanha da atual administração, se é que existe algum projeto. No centro da cidade há muitos pontos que não chega internet ?ADSL?, fornecida pela empresa de telefonia fixa, no caso a ?OI?. Nos bairros então, nem se fala, aqui no Pocinho, quase na divisa com Ilhota, na margem direita do rio, não tem previsão de chegada do serviço. Na lagoa já tem internet ?ADSL? via linha telefônica.
Agora como não temos o serviço de banda larga por cabo, esta chegando internet via rádio, basta dar uma passada pelas ruas de nosso município para ver as antenas de internet via rádio, principalmente nas localidades mais distantes. Com a palavra os setores competentes.
Carlos Eduardo Warmling |Gaspar
Ciclofaixa
Que legal! Os ciclistas ganharão, graças ao Ditran, uma ciclovia! Parabéns aos responsáveis pela bela atitude e iniciativa! Eu também já andei muito de bicicleta no centro de Gaspar e em Blumenau. É um exercício muito bom, eu recomendo. E, quem será que leva as eleições para deputado(a) em nossa pacata cidade? Ou ao menos, quem será que leva mais votos? Tomara que não se repitam praticamente os mesmos políticos, independente de partido.
Sandro Quintino Pereira | Gaspar
Ciclofaixas II
Na edição deste conceituado jornal do dia 18 de junho, quando estavam sendo executados os trabalhos do Samae no bairro Coloninha e o recapeamento do asfalto da Avenida, sugeri a implantação de ciclovia no trecho da Circulo até a ponte do trilhos.Para minha surpresa, dias atrás li neste mesmo jornal que um vereador (PP), que parece estar em sintonia com os anseios do povo, havia apresentado requerimento na Câmara para que tal ideia fosse posta em prática. Felizmente a tal ciclovia saiu. Tenho certeza que é assim que se constrói uma cidade melhor, onde pequenas coisas é que fazem a diferença.Tomara que continue sendo implantada em mais bairros da cidade.
João M. Rudolfo |Gaspar
Lixo
Já imaginaram se em cada ponto dessa cidade onde tem lixo jogado tivesse um fiscal? Acho que seria necessário importar gente para trabalhar nessa função!! Pois onde quer que se ande tem lixo. Acho que se deve cobrar do Poder Público a realização de campanhas de educação ambiental ou Higiene Pessoal (para os leigos). Bom também seria a implantação de lixeiras nas calçadas, já que o povo produz tanto lixo, sem ter onde jogar, afinal lugar de lixo é no lixo. Porém, tudo é uma questão de cultura.
Leon Roberto Blum | Paraná
Indignação
O vereador mirim Gustavo Cordeiro da Silva, eleito pela Escola Educação Básica Ivo D? Aquino, apresentou na 4º Sessão Ordinária Mirim realizada em no dia 20 de abril, a indicação nº 19/2010 ao Executivo Municipal para que determinasse à Secretaria competente, a disponibilização de garis, varredores de rua, para efetuarem a limpeza das ruas no município de Gaspar.
Comprometido e preocupado com a limpeza nas ruas, Gustavo apresentou sua indicação, que foi votada por unanimidade pelos edis mirim e encaminhada ao Executivo Municipal. Apesar de sua pouca idade, Gustavo conhece o município, defende o seu crescimento e é sabedor da consequência provocada pelo acúmulo de lixo em nossas ruas, razão pela qual apresentou sua indicação. Ocorre que para sua surpresa, o vereador Rodrigo Boeing Althoff, apresentou a mesma indicação, só que na sessão ordinária do dia 19 de agosto, com a indicação de nº 142/2010, que foi publicada no Jornal Cruzeiro do Vale no dia 24 de agosto, edição nº 1223. O que demonstra descuido, e inobservância da sua parte aos princípios éticos do legislativo municipal. Esperamos que tal ato não se repita, pois é desmotivador para os vereadores mirins, além de ser também mau exemplo. Deveria o vereador Rodrigo Boeing Althoff reforçar a importância da Indicação do menor Gustavo e não utilizá-la como se fosse de sua autoria. Nos resta aguardar pelo cumprimento pelo poder Executivo da Indicação n. 19/2010 de autoria de Gustavo Cordeiro da Silva, vereador mirim, e que suas outras indicações e de outros vereadores Mirins sejam respeitadas pela câmara adulta e atendidas pelo poder Executivo.
Claudete Tamanini Cordeiro da Silva | Gaspar
Compartilhando nossa história
Fazendo parte da história da EEB Professor Honório Miranda, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes que esteve na Unidade Escolar desde 1950, retorna agora, após ter sido retirada por ocasião da catástrofe de 2008 e o consequente desmoronamento da gruta que abrigava a imagem. A referida escultura passou por um longo processo de restauração, gentilmente realizado pelo ex-aluno e professor Luiz Otávio Bastiani, a quem estendemos nossos especiais agradecimentos. A reconstrução da gruta manteve como material base as pedras colocadas há 60 anos. O espaço além de representar valor histórico, está presente na lembrança de muitos que aqui estão ou que por aqui passaram, pois abrigou incontáveis rodas de conversa e demonstrações de fé.
Equipe Gestora, Professores, Funcionários e Alunos da Escola Honório Miranda | Gaspar
Ônibus
O ?transporte coletivo? na nossa cidade é uma piada. A Verde Vale presta um serviço bem meia boca e ainda tem a pachorra de cobrar um preço absurdo por isso. Mas como políticos não andam de ônibus, pouco se importam com isso.
Ricardo Eliezer | Gaspar
Dores nas articulações durante o inverno: como combater esse problema?
Nesta época do ano, conhecida pelas baixas temperaturas, o aparecimento de dores e rigidez nas articulações, ou ?juntas?, é comum para quem sofre com artrite ou artrose.
A artrose é a doença articular mais comum, ocorrendo geralmente em idosos. Ela atinge inicialmente a cartilagem, que sofre degeneração ao longo do tempo. As principais articulações acometidas são os joelhos e coluna. Já a artrite gera uma inflamação prolongada da articulação, e é mais comum em punhos e dedos das mãos.
Tanto na artrose quanto na artrite, durante a madrugada e manhã a ocorrência de dor e rigidez pode aumentar, exigindo algum tempo para que se possa sair da cama ou iniciar as primeiras tarefas do dia. No frio, a sensibilidade aumenta, e o fluxo sangüíneo é menor porque há uma constrição (diminuição da abertura) dos vasos. Devido ao instinto de acumular calor, tendemos a economizar movimentos e contrair a musculatura, o que é natural, porém em excesso contribui para aumentar a dor.
Por isso, cuidados especiais são necessários para manter a saúde das articulações, estruturas que atuam de forma tão importante nos nossos movimentos. Uma sugestão é realizar exercícios de baixo impacto, manter-se aquecido, entre outras dicas. O exercício auxilia na melhora da circulação sangüínea e na lubrificação das articulações. Isto quer dizer que o líquido articular é produzido em maior quantidade e é melhor distribuído entre as extremidades ósseas, evitando o atrito das mesmas. Além disso, há melhora na flexibilidade, facilitação do relaxamento e redução do estresse, risco de lesões e de dores articulares.
Uma caminhada leve de 20 a 30 minutos contribui bastante, podendo ser diária ou em dias alternados. Porém devem ser tomados alguns cuidados: fazer aquecimento e alongamento antes e após os exercícios diminui o risco de lesões durante o esforço. O ideal é ter a ajuda de um fisioterapeuta para orientar a quantidade e intensidade ideais de exercício a você.
Se as manhãs de inverno são frias e escuras para caminhadas, é possível realizar, mesmo em casa, alguns exercícios bastante eficazes para a melhora da circulação do sangue e o alívio das dores. Citamos alguns que, no total, não ocupam mais que de 10 minutos para realização.
Citamos alguns exercícios que, no total, não ocupam mais que de 10 minutos para realização:
Pescoço: flexione o pescoço de modo que o queixo se aproxime do peito, depois eleve o queixo, virando o rosto para cima. Depois, incline a cabeça, aproximando a orelha do seu ombro (mova somente a cabeça e relaxe os ombros). Finalmente, gire a cabeça para os lados, olhando à direita e à esquerda. Realize cada movimento 2 vezes, lentamente, mantendo a posição por 10 segundos.
Ombros: gire os ombros lentamente, formando círculos para frente e para trás. Realize 5 repetições para frente e 5 para trás.
Punhos: entrelace os dedos e gire os punhos.
Pernas e pés: sentado em um local onde seus pés não toquem o chão, afaste os joelhos em 30 cm e desenhe círculos no ar com os pés. Faça isso lentamente, e ao longo do exercício vá aumentando o tamanho dos círculos. Realize 10 repetições com cada pé.
Tornozelos: sentado no mesmo local do exercício anterior, flexione e estenda os tornozelos. Depois realize círculos com os pés. Após, flexione e estenda os dedos dos pés. Realize 10 repetições com cada pé.
É importante que, durante os exercícios você respire profunda e lentamente, contribuindo para o despertar, relaxamento muscular e concentração. Não se esqueça de que você não deve sentir dores durante os exercícios. Assim, caso apresente algum incômodo ao realizar os exercícios, pare até que o mesmo desapareça e, na próxima realização do exercício, reduza a velocidade ou número de movimentos.
Além dos exercícios, também ajuda manter-se aquecido. Então, evite molhar as mãos com água gelada, mantenha o aquecimento da sua casa e agasalhe-se bem. Valem luvas e meias grossas, pois as extremidades perdem calor com maior facilidade.
Você também pode realizar o escalda pés, uma receita simples que ajuda a relaxar os músculos, estimular a circulação e aliviar o cansaço. Mergulhe os pés em água quente (entre 35°C e 45°C) durante 10 minutos. Acrescentar óleos, essências ou sais de banho torna essa prática ainda mais agradável. Se quiser realizar uma massagem na planta dos pés, coloque no fundo do recipiente algumas pedrinhas redondas ou bolinhas de gude. Pressione-as com os pés e movimente-as lentamente em várias direções.
Mas atenção: nem toda dor que piora na época de frio indica artrose ou outra doença do tipo. Na dúvida, deve-se procurar um reumatologista ou ortopedista para acompanhamento.
Aproveite seus dias da melhor maneira possível. Certos problemas podem trazer dores e cansaço, mas há várias formas de reduzi-los. Se você cuidar bem do seu corpo, certamente vai ter dias mais tranqüilos e produtivos.
Acadêmica do curso de Fisioterapia da UNIVALI ? Itajaí-SC: Sâmia Silva de Almeida;
Professora orientadora: Ft. MSc. Vera Lígia Bento Galli.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).