Copa Kart
O nível da Copa Kart Chicletinho está muito bom. Os pilotos estão cada vez mais buscando seus limites e com isso os tempos ficam muito parecidos. Agora, com três pilotos na briga do título, teremos a certeza de que as próximas duas etapas serão ainda mais emocionantes.
Alex Pereira | Gaspar
Políticos e o meio ambiente
Nas últimas eleições para prefeitos e vereadores as placas e os papeizinhos ficaram meses jogados nas ruas e praças. Tão próximo e não enxergavam que seriam lixo depois das eleições. E agora que os candidatos estão mais distante, quanto tempo vão ficar? Será que os candidatos não conseguem conquistar os eleitores pela sua personalidade e bom caráter, precisam tirar as paisagens naturais bem no tempo da primavera que as flores ainda querem ser vistas pelas pessoas que ainda tem uma boa visão pelas cores da natureza? Políticos atrasados ainda usam essa forma de conquistar os eleitores. Precisamos nos atualizar e respeitar mais as pessoas que estão de sol a sol limpando as praças e florindo a cidade e recolhendo os lixos. Não podemos mais esperar nas promessas do desenvolvimento que os candidatos vem oferecendo. Mas sim aqueles que se preocupam com o meio ambiente e nas futuras gerações, que precisam de ar puro para respirar e água limpa para tomar, uma moradia digna sem risco de alagamentos e desmoronamentos. Dignidade é um direito de todos.
Cecília Werner | Ilhota
FED
Achei muito lindo o primeiro dia do Festival Escolar de Dança. Só acho que deveriam impedir de entrar as pessoas que estão com aquelas cornetas irritantes, por ser um evento cultural, acho que não deveria ter estas cornetas. Não é um campeonato de futebol. No mais, tudo lindo, é sempre emocionante ver seu filho se apresentar.
Suéllenn Meurer Seibert | Gaspar
Eleições
Na manhã desta segunda-feira, escutando o noticiário em uma rádio, ouvi o comediante tiririca sendo convocado a provar que sabe ler e escrever. Aí me questionei: como os tribunais concedem habilitação para estas pessoas para serem candidatos a cargos públicos?
Em minha opinião cada pessoa que queira se candidatar a cargos de prefeito, vereador, senador, governador e presidente, este último com 35 anos de idade, teria que ter no mínimo escolaridade secundária completa (antigo segundo grau). Pois com baixa escolaridade não sabem nem o que é uma L.D.O. (lei de diretrizes orçamentárias), que prevê os gastos para o ano seguinte em todas as áreas como educação, saúde, entre outras, que os municípios, estado, e união fazem para o ano seguinte e que terá que ser aprovado até 31 de outubro.
É preciso que se faça ajustes na lei que permite as candidaturas.
Carlos Eduardo Warmling | Gaspar
Eleições II
Salvo todos os outros, a democracia é e sempre será o melhor dos regimes, mesmo com suas deficiências. Estamos a poucos dias das eleições mais importantes desse país, aquela que elegerá governantes e representantes em sua hierarquia mais importante, presidente, governadores, senadores e deputados. Optaremos por uma democracia efetiva, com uma imprensa livre e soberana, que atue com imparcialidade, isenção e responsabilidade, identificada com os interesses maiores da sociedade?
Ou uma democracia relativa, que limitará suas ações. Faço essa análise, considerando as últimas ações do atuais detentores do poder, com críticas ácidas e ditatoriais em relação aquela que é um dos pilares maiores de uma democracia. Que fiquemos atentos! O projeto deles é implantar totalitarismo / populismo.
Do ponto de vista econômico e conceitual, sabemos a avaliação que eles faziam do plano real, e que acabaram se agarrando a ele nesses últimos 8 anos! Esse é o partido que se dizia ?diferente? ?
Luiz Orlando Poli | Florianópolis
Acidentes
Imprudência dos motoristas? Imperícia dos mesmos? Falha mecânica em ultrapassagem forçada? Descuido? O que aconteceu? Muitas dúvidas surgem ao nos depararmos com acidentes de trânsito. É um choque a cada morte. No fim, acabamos nos habituando com estes fatos que acabam se tornando rotineiros. Quem não se acostuma e não se acostumará nunca, será a família das vítimas. Aqueles que perderam um ente querido. Quais as ações que serão tomadas? Radares, pardais, multas? Esta indústria só tem crescido e os números permanecem. O fato é que o número de veículos é incompatível com as vias existentes e a educação no trânsito é muito carente. A arrecadação de impostos pagos pelos proprietários de veículos todos os anos é imensa, tal como aqueles pagos litro a litro de combustível que não estão sendo investidos como devido. Pensemos bem, sejamos críticos, exigentes, prudentes e pacientes.
Pensar bem em quem votar, críticos nas escolhas e exigentes na cobrança daqueles que serão eleitos por nós, independente do partido. Prudentes e muito pacientes na hora de dirigir.
Mauro Lanznaster Filho | Gaspar
Faculdades
As faculdades, através de suas atividades-fim (produzir e socializar o conhecimento pelo ensino, pesquisa e extensão), devem ter o compromisso de oferecer benefícios à sociedade (de natureza educativa, cultural, social, econômica e tecnológica) com padrões de eficiência e eficácia. As instituições de ensino superior têm de exercer papel fundamental para, através da educação (da produção do conhecimento e do saber), alavancar especificamente o desenvolvimento socioeconômico sustentável do país, em especial da região onde está instalada (?pense global, aja local?). Cabe às faculdades comprometer-se com o desenvolvimento humano da sociedade e cultivar valores que dignifiquem o ser humano (agente de sua história) e forme cidadãos éticos e reflexivos, dotados de capacidade crítica e empreendedora e, consequentemente, profissionais competentes, atuantes, dinâmicos e de vanguarda para a promoção do bem-estar social da coletividade (com qualidade de vida). Por vivermos em um mundo em constante movimento (mudança e transformação), faz-se imprescindível o respeito ao pluralismo de ideais e a diversidade e inovação do conhecimento. Para ser uma instituição de ensino reconhecida pela excelência na educação superior (convicção de ser a melhor) deve a mesma ter uma visão holística, convicção da criatividade e espírito inovador, oferecendo educação de máxima qualidade com extrema seriedade e competência, sempre na busca da eficácia (metas alcançadas) e no comprometimento na prestação de serviços de suma relevância de interesse da sociedade. É o cumprimento da missão (composta pela sua razão de ser, pela função social dentro de um contexto global, pelo papel perante a sociedade), da visão estratégica (relativo aos sonhos, a maior aspiração) e dos seus valores (representada pelas convicções dominantes, pelas crenças básicas) que direcionam a instituição para o sucesso.
Prof. Maroly Oze Mendes, Msc
edição 1233
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).