Senhor editor - Jornal Cruzeiro do Vale

Senhor editor

14/10/2008 00:00

Senhor editor,
Utilizo o Posto de Saúde do meu bairro há vários anos e gostaria de utilizar este espaço para fazer uma denúncia. Nunca se viu tanto descaso com a população do bairro. Os enfermeiros que há muito tempo prestam bons serviços à comunidade estão sendo transferidos por motivos políticos. Acredito que a corrupção começa nas pequenas coisas, e fico revoltada quando ouço que é "normal" ter perseguições políticas em época de eleição. Acho que favorecer ou prejudicar alguém por causa de política é tão grave quando os casos de corrupção que assistimos diariamente nos noticiários.
A médica do nosso posto foi flagrada dormindo em horário de serviço, e quem está pagando por isso são os profissionais que a denunciaram. Isso porque a mesma tem influência política, por ser amiga da senhora Tereza, secretária de saúde. O resultado é que estamos perdendo profissionais que já conheciam toda a população daqui e prestavam bons serviços.
Tenho parentes que trabalham na Educação e relatam o mesmo tipo de problema. Será que Gaspar é a terra do jeitinho, da influência política, do mau-caratismo? Será que quem tem um pouco de poder precisa abusar de quem depende do seu emprego?
Gostaria de fazer um apelo a quem ocupa cargos políticos, para que faça o uso de seu poder com ética e responsabilidade. E um apelo aos leitores para que não aceitem a corrupção no seu dia-a-dia como algo "normal".
Se os profissionais da saúde e da educação estão sendo mandados pra lá e pra cá quando bem entendem seus chefes, quem perde é a população, que é atendida por profissionais desmotivados com seu trabalho. Afinal, por que um professor vai se esforçar para dar uma boa aula, se os favorecidos sempre serão os amigos dos políticos?
Norma Dagnoni|Gasparinho Quadro

Senhor editor,
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
Tanto é que me espelhei em três grandes pessoas na minha vida, meus pais e minha vó materna, que são professores; e graças a eles e ao grande exemplo de profissionais que são, que hoje também sou educadora. E esta data é um convite para que todos; pais, alunos, sociedade, repensem nos seus papéis e nas suas atitudes, pois com elas demonstram o compromisso com a educação que querem. A nós professoras e professores, fica o convite para que não descuidemos da nossa missão de educar, nem desanimemos diante dos desafios, e nunca desistir de educar as pessoas para serem "borboletas" e não apenas "lagartas". Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Parabéns a todas as professoras e professores que continuam na luta diária pela melhoria da educação! Em especial as professoras do CDI IRMÃ CECÍLIA VENTURI.
Diretoria do CDI Irmã Cecília Venturi | Belchior

Senhor editor,
Sou filha de Gaspar mas moro na cidade de Guabiruba, por motivo de trabalho, há dois anos. Somente agora vejo como o povo de Gaspar é engraçado e patético. Ao invés de prezar pela qualidade de vida, pela educação e saúde, eles preferem medir forças com o próprio vizinho para ver qual partido vai ganhar, qual partido vai fingir trabalhar por quatro anos, e assim por diante. Enfim, houve um tempo nesse país em que a política do pão e circo "reinava" e é uma pena ver esse tempo voltar. Realmente, cada povo tem o governante que merece!
Taís Cristina Tonson Anacleto|Guabiruba

Senhor editor,
Tomando como base a vitória do PT no município de Gaspar, o Partido dos Trabalhadores aumentou em 30% o número de prefeitos eleitos em todo país, considerando que vai aumentar ainda mais pelas vitórias que conquistará em grandes municípios no 2º turno.
O PT aumentou em 59% o número de prefeitos eleitos nos municípios entre 10 mil e 20 mil eleitores. Desde 1982, quando o partido elegeu dois prefeitos, a participação nos governos municipais só cresceu: foram 37 em 1988; 54 em 1992; 116 em 1996; 187 em 2000; 411 em 2004; e 548 em 2008 até o momento.
O partido também cresceu em número de vereadores eleitos. Foram 4.166 em 2008, ante os 3.679 de 2004 - um crescimento de 13,2%. Os oposicionistas PSDB, PPS e DEM sofreram perdas de 10,2%, 23,6% e 25,5%. O PT elegeu 428 vice-prefeitos em todo o País, ante os 313 que havia eleito em 2004 - uma evolução de 36,7%.
O Partido dos Trabalhadores de Ilhota não obteve êxito na legenda para eleger um vereador, mas contribuiu no processo eleitoral com coragem e ética. Congratula-se com o crescimento nacional e nas ações concretas do governo do presidente Lula junto aos municípios. Foram 516 votos de confiança recebidos de pessoas que acreditam num diferencial aos quais agradecemos, onde prevaleceu nossa capacidade de apontar com mais clareza os grandes problemas da cidade e as soluções, apontando propostas de querer participar na câmara e administração pública com transparência e um governo popular. 
Elinor Pomatti -ILHOTA

Senhor editor,
Quero parabenizar o prefeito eleito, e dizer-lhe que recortei suas promessas de campanha com o qual confeccionei um cartaz, com o intuito de cobrança.
Nos próximos quatro anos quero riscar, uma a uma, as promessas feitas, já que é sua obrigação promover o melhor pelos munícipes, e promessa é promessa.
Iara Nanci |Barracão

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.