Senhor editor - Jornal Cruzeiro do Vale

Senhor editor

03/03/2009 10:04

Senhor editor,

Venho por meio deste espaço me posicionar com relação a polemica sobre a separação do Belchior de Gaspar. O que mais sustenta discursos como estes ou próximos deste, são reivindicações antigas da região para com o poder público (não somente ao municipal, mas ao estadual e federal), especialmente no que diz respeito à infra-estrutura (para que esta possibilite seu desenvolvimento material e social ) ao transporte público (a ampliação dos horários municipais, e em geral tudo que se refere ao acesso intermunicipal - Blumenau, Belchior, Luis Alves), e a segurança pública (não restrita somente a fiscalização de trânsito) problemas que se agravaram ainda mais após novembro passado.

Assim como os entrevistados citaram, não é a melhor solução para nenhuma das partes a separação. Se analisarmos profundamente a questão, anexar a região à Blumenau não traria tantas vantagens como "alguns" podem pensar, pois a cidade também tem muitos contrastes entre seus bairros. A questão do distrito é mais maleável e interessante, embora possa se tornar um mecanismo de disputa de poder, sem benefícios diretos para a população.

É importante destacar que em geral, não há um coletivo social que venha a proclamar repudio à população dos demais bairros ou mesmo para com a cidade em si, como pode ficar subentendido quando o assunto se torna mais amplo e popular. E embora a localidade tenha sofrido, proporcionalmente com o Sertão Verde, maiores perdas, é de conhecimento da população que toda a região fora afetada, e que todos merecem atenção e auxílio na medida do possível e às vezes, em um esforço ainda maior, como têm feito moradores locais, funcionários públicos (em especial do Samusa) e organizações como o RotaryClub, entre outras, para retornar a vida social de toda a cidade.

Portanto, as questões que possam gerar atritos entre a sociedade local e a administração de seus recursos são questões que se alastram há muitos anos e que agora se faz mais forte no dia a dia da população, para com quem investe e acredita na região e especialmente ao cidadão de menor renda, que assim como na grande maioria dos bairros da cidade vivencia fortemente esses problemas. Em conjunto, as possibilidades de todos saírem bem dessa situação são infinitamente maiores.

Victor Caglioni | Belchior

Senhor editor,

Apenas um lembrete. Quando o homem sentar à mesa para fazer a refeição e olhar para seu prato e este estiver vazio, vai se lembrar do homem do campo. Esta será a condição do Brasil com aprovação do novo código ambiental.

Roberto Sombrio

Belchior Baixo

Senhor editor,

 

O Governo do Estado anuncia investir em 2009/2010 4,4 bilhões para a recuperação da economia de SC, conforme o jornal CRUZEIRO DO VALE de Gaspar, edição de 24-26.02.09. Dessa fábula seriam destinados à Casan - para tratamento de água para consumo doméstico e saneamento básico (= esgotos ?) R$ 848 milhões, ou seja R$ 848.000.000,00 !!!

Dá para imaginar quanto dinheiro é isso? Como o Governo do Estado pode, de um momento para outro, disponibilizar tantos recursos, enquanto os Prefeitos estão cansados de mendigar algumas dezenas, ou quando muito alguns milhõezinhos, como por exemplo para o desenvolvimento básico de seus municípios?

Ou como é o caso da ponte e outros projetinhos, comparado com essa grandeza de valores, em curso em Gaspar. Já como se sabe os valores, porque não se informar logo quais os municípios e seus projetos beneficiados? Onde está a transparência? Não estamos numa democracia?

Victor Frech

Bela Vista

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.