Senhor Editor - Jornal Cruzeiro do Vale

Senhor Editor

11/07/2008 00:00

Senhor editor,
Em resposta a carta do ex aluno Michel gostaríamos de dizer que as gincanas realizadas no Frei têm o intuito de incentivar  a interação das turmas e promover atividades culturais, pedagógicas, esportivas, sociais, recreativas e neste ano enfatizamos principalmente as questões ambientais.
È uma pena que o querido ex-aluno tenha lembrado de citar apenas a única prova recreativa que aconteceu até agora e tenha esquecido de mencionar as outras 19 atividades já realizadas ou em andamento nesta gincana que mal começou... Dentre elas:  coleta de lixo reciclável,  abaixo assinado para Salvar a Amazônia,  plantio de mudas nativas da mata atlântica,  prova de conhecimentos sobre a temática,  prova de memorização dos animais em extinção, desfile de moda produzido com materiais recicláveis, ações de prevenção ou conscientização em cima dos principais fatores de risco do planeta, entre outras inúmeras que ainda irão acontecer no decorrer da semana.
Apesar de todo trabalho e das dificuldades que encontramos para organizar uma gincana que acontece simultaneamente em dois níveis de ensino e em três períodos (manhã, tarde e noite). Sentimos-nos extremamente felizes em perceber o envolvimento e a dedicação de nossos alunos e professores e nos surpreendemos a cada prova com o elevado nível de conhecimentos e habilidades de nossos educandos.
A citada  "prova do arrepio" de cunho recreativo também superou nossas expectativas, pois foi capaz de despertar o pensamento crítico preconizado no art. 35 da lei 9394/96 (LDB) juntamente com a certeza de que somos capazes de garantir a nossos alunos a habilidade de articular suas idéias além da oralidade, tendo em vista o excelente artigo de opinião que o aluno foi capaz de sozinho produzir. 
Infelizmente a água disponibilizada para os alunos no momento da prova não foi suficiente para limpar deste mundo individualizado que vivemos a supervalorização do "ganhar". Também é uma pena que não tenha sido capaz  de cristalizar as idéias para a integração e articulação dos conhecimentos num processo interdisciplinar e contextualizado onde participar é muito mais gratificante do que apenas ganhar!  

Comissão organizadora da Gincana "Reciclar para Educar" | EEB Frei Godofredo

 

Senhor editor,
Ter dezoito anos realmente é belo! Por isso, parabéns ao Jornal Cruzeiro do Vale. Esta equipe com certeza um dia sonhou, idealizou e fez acontecer. Isso é muito bom. Sabemos que é do chão que germinam os grandes projetos, que regados com muita coragem, decisão e amor, com certeza darão flores e frutos. Parabéns.
Por falar em sonhos e ideais, percebo que grande parte dos políticos esquecem essas coisas e não se  importam com isso, já que suas atitudes demonstram uma total falta de respeito com as pessoas.
É só olhar as absurdas coligações e conchavos políticos. Meros interesses individuais.
Não se envergonham em levantar e apoiar bandeiras que nunca foram suas, contrariando todos os seus princípios (se é que os têm), seus ideais, seus sonhos e objetivos.
Podem até vencer a corrida eleitoral, mas lá estando, com certeza o individualismo prevalecerá, fazendo de todos nós um rebanho sem pastor. E todos nós sabemos o que isso significa: ovelhas a mercê da própria sorte.
Temos fome e sede e ninguém nos sacia. Queremos justiça e somos injuriados. Estamos doentes e ninguém cura nossas enfermidades. Somos assaltados e saqueados e ninguém nos protege. Estamos feridos e ninguém alivia nossas dores. Queremos trabalhos e eles nos escravizam. Queremos viver plenamente e eles nos matam. Queremos moradia digna e eles nos empurram para tocas imundas e mal cheirosas ou para o completo abandono das ruas.
Queremos boas escolas e boa educação para nossos filhos e filhas e eles os levam algemados para imundos currais chamados de cadeias (e ainda dizem que é para recuperar...).
Meu Deus! Até quando vamos acreditar em políticos sem sonhos, sem ideais, sem alma?
"Ele tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças" (Mt 8:17).
Maria Rosália Corsani
Ilhota


Senhor editor,
Quero parabenizar e agradecer a equipe de enfermeiras e médicos do CAR de Gaspar. Obrigada Dr. Henrique, Dra Luciana, pediatra, enfermeiras Ana, Beti, Samanta, Jane e Elina, pelo ótimo atendimento à minhas meninas, com tanta dedicação.
Sabemos que passam dezenas de pessoas por dia no CAR e mesmo assim, cansados, vocês não deixam de ser dedicados, transmitindo segurança e otimismo. Obrigada.
Josiane Patrícia dos Santos, Bianca e Maria Júlia
Gaspar

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.