O leitor opina... - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina...

05/02/2016 09:29

Em defesa da vida
Nosso país vem sendo saqueado desde a primeira invasão, em 1500. Por aqui temos a impressão que descemos na mesma caravela: ninguém se importa. Nos anos 70 e 80, os movimentos em defesa do equilíbrio ambiental começam a ganhar corpo no mundo.
Surge, nas florestas do Acre, Chico Mendes, um grande ativista que defendia o manejo sustentável para a nossa Floresta Amazônica, restringindo a exploração desordenada da época. Chico ganhou muitos braços nesta frente, e entre eles estava Marina Silva. Conseguiram mostrar ao mundo que a floresta em pé produz muito e de maneira sustentável. Ganharam visibilidade e muitos inimigos. Chico Mendes viveu os últimos anos de sua vida escoltado pela polícia 24 horas por dia e, ainda assim, foi vítima de uma emboscada numa reserva extrativista do Acre.

Marina Silva não se intimidou e seguiu varando fronteiras, dando sequência aos ideais de Chico Mendes. Ganhou notoriedade e o Ministério do Meio Ambiente do primeiro governo Lula. Sua gestão ganhou reconhecimento internacional por promover crescimento com sustentabilidade. Ao mundo também interessa que a maior fábroica de água doce do mundo permaneça viva.
Mas suas ações interromperam vícios antigos e desencadearam confrontos com os interesses escusos de muita gente poderosa. Ela não recuou. Tiraram-na do ministério. Mesmo isolada do poder, seguiu lutando pelo Brasil e pelos brasileiros.
Tentaram ridicularizá-la e desqualificá-la durante o período eleitoral: usaram a máquina pública para defender interesses particulares, colocaram-nos na banca-rota. Lotearam a nação entre mineradoras, pecuaristas, madeireiros e, o que sobrou, ratearam entre bancos, empreiteiras e construtoras. Deram também um quinhão para cada um dos muitos partidos políticos do país, para manter a oposição no mesmo balaio. Estádios fantásticos e hospitais na UTI.
A transposição do Rio São Francisco tem trechos em ruínas antes mesmo da conclusão da obra. O próprio rio já não suporta mais tanta intervenção desastrosa em seu curso. Está agonizando, quase morto. E o que dizer de Belo Monte e Mariana? E do nosso litoral no verão?
Nossa agricultura está contaminada, nosso mar está contaminado, nossa alma está contaminada. Precisamos rever conceitos. Aqui no Bateias e Barracão a fome também anda gigante. Socorro!
Odete Fantoni | Gaspar

Pavimentação no Baú
Senhor secretário, se vocês não estão privilegiando alguns moradores, então cadê a placa da pavimentação? E sobre a poeira, sofremos muito com a poeira também, como todos aqui do Baú Baixo. Ao todo somos sete residências.
Luiz Carlos Andrade

 

Edição 1735

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.