Por Gilberto Schmitt - 10/11/2023 - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt - 10/11/2023

10/11/2023

Dionísio Bertoldi I
O vereador Dionísio Bertoldi, PT, é um exímio opositor da administração do governo de Kleber Wan-Dall. É o único petista na Câmara de Gaspar. Foi eleito com as calças nas mãos. Ele acha que está abafando com seus videozinhos nas redes sociais. Fala sempre para os mesmos, que são poucos e alguns deles correligionários ferrenhos. O PT de Gaspar perdeu muito a sua representação e força política aqui no município. O partido já teve bons vereadores, de boa oratória e luta. Hoje, está fracassado neste quesito. Quem tem força política, ainda, é o ex-prefeito Pedro Celso Zuchi, que tem sempre seu nome bem lembrado nas pesquisas de bastidores.


Dionísio Bertoldi II
O vereador Dionísio Bertoldi é ruim de oratória e seu português deixa a desejar. Seus discursos são preparados por assessores e quando precisa falar no improviso, se atrapalha todo. Quando usa o púlpito, fala sem início, meio e fim. E é tiro, porrada e bomba. Não tem boa pontaria e erra os tiros.


Dionísio Bertoldi III
O vereador Francisco Solano Anhaia, MDB, sempre usa a palavra na Câmara e dá uma surra no vereador petista. Anhaia vem com dados bem fundamentados e retruca Bertoldi em alto e bom tom. Dionísio fica de crista caída. Já levou tantas surras de palavras (algumas eu estava lá e presenciei) que dá até pena. Mas, não vamos crucificar o vereador. Quem sabe se ele fizer um bom curso de oratória (infelizmente a Cintia Lopes já faleceu), pode melhorar (e muito). E ele tem que ser mais ele. Deixar de ser boca de aluguel, principalmente quando nem sabe direito do que está falando. Ui,ui ui. Eu morro e não vejo tudo. Ou, vejo tudo e morro.


Encerramento
Depois de reunir 300 mulheres na Associação Bunge, o Partido Progressista de Gaspar (PP) está preparando seu encerramento de fim de ano. Será no início de dezembro e deve reunir 600 pessoas. Inclusive diversas lideranças estaduais.


40 anos sacerdócio
Frei Pedro da Silva, pároco da São Pedro Apóstolo de Gaspar, comemora neste domingo 40 anos de ordenação sacerdotal. Tive o privilégio de participar de sua ordenação no Alto Baú, em Ilhota. Depois, também participei da comemoração dos 25 anos de sacerdócio, em 2008. E, é claro, não vou deixar de participar neste domingo da missa e almoço dos seus 40 anos. Durante toda a sua trajetória franciscana, sempre acompanhei seu jeito de evangelizar o povo de Deus. Inclusive, durante três anos estudamos juntos no Instituto Filosófico e Teológico de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Frei Pedro da Silva é um franscicano que calça as sandálias da humildade.


Na redação
Quem veio me visitar na redação do Cruzeiro do Vale, bem na hora que estava escrevendo o Chumbo, foi a cachorrinha Akira. É um filhote (que já está grandão) e é do meu genro. Eu tenho três cachorros: o Alemão, o Andarilho e o Negão. Todos de grande porte e foram adotados. Em termos de segurança, estou bem protegido.

 

 

 

 

 

Edição 2128

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.