por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

por Gilberto Schmitt

25/07/2008

Sem emergência
A luz de emergência pifou na Câmara de Vereadores de Gaspar durante o júri popular que julgava Felipe Schuldes. Foram duas quedas de energia e a escuridão tomou conta. A sorte é que policiais possuíam lanternas para controlar a situação. O julgamento foi suspenso por mais de dez minutos. O que é de se estranhar é a grande exigência que o Corpo de Bombeiros faz em salões comunitários e empresas e na casa do povo a luz de emergência não funciona. Ui, ui, ui. Que péssimo exemplo.

Anel
O candidato Adilson Schmitt, do PSB, declarou que é o pai da idéia de fazer um anel de contorno em Gaspar para desafogar o trânsito caótico do município. Na verdade mordeu a língua. Ele sabe muito bem que a idéia veio do saudoso Leonardo Bernardo Spengler, o Nadinho, quando estava à frente da prefeitura de Gaspar.

Com a mão
O jogo do Flamengo contra a Portuguesa, na quarta, mais parecia uma disputa de vôlei do que futebol. Alguém discorda?

Debandada
Em Ilhota, uma facção de petistas está inconformada com a junção do Partido dos Trabalhadores com os Progressistas. As conversas estão adiantadas para uma debandada geral. O grupo não concorda com o resultado da convenção que resultou Toco Schmitt para vice de Betinho da Silva. O grupo ainda não sabe se vai apoiar outro candidato.

Balaio cheio
Gaspar tem uma penca de candidatos a vereador. Alguns nomes não têm expressão alguma. Outros já são conhecidos pelo eleitorado ou então pelos serviços prestados à comunidade. São oficialmente 95 nomes à disposição do eleitor. Muitos dos candidatos não transformam o número do calçado em votos. Outros já conseguem a medida da barriga e da língua em votos. É o resultado que sempre se registra nas eleições.

Jogaram a toalha
Seis candidatos jogaram a toalha e não são mais candidatos a vereador. Eles já tinham tirado a fotografia para o santinho e possuíam até o número de guerra. O PMDB teve dois candidatos que desistiram, Antônio Osni Woleck e Nelson Amadeu Reinert, e teve ainda José Bonetti que se tornou inapto pela Justiça Eleitoral. O PHS obteve a baixa de Itamar Zuchi, o Massinha, que se tornou inapto pela Justiça. O Partido Verde amarelou com dois candidatos: Antônio Longo e Maria Hostert.

Lançamentos oficiais
O candidato a prefeito Adilson Luis Schmitt, do PSB, fará o lançamento oficial de sua candidatura hoje, no CTG Coração do Vale. Clarindo Francisco, também lança no Canarinhos nesta sexta-feira. A candidata Ivete Mafra Hammes, do PMDB, lança no dia 5 de agosto.  O candidato Sérgio Hening, do PHS, lançou sua candidatura na noite de ontem. O Partido dos Trabalhadores já realizou o lançamento no dia 13 de julho.

Metamorfose
O maior aliado dos candidatos a prefeito e a vereança nestas eleições é o computador. O programa photoshop está transformando os candidatos com os rostos lisos, sem rugas, cabelos penteados e mostrando sorrisos no material publicitário. Alguns, nem com milagres e saravas transformam o semblante. Outros são verdadeiros caras-de-pau com reboco e salpico no rosto. O eleitor vai saber separar o joio do trigo.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.