Por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt

19/08/2008

Campanha Eleitoral I

Tá realmente morna, pra não dizer fria, a campanha política na cidade. Vamos ver se a abertura do horário eleitoral gratuito, com os programas de rádio recebendo a maior atenção dos gasparenses a partir de hoje, esquentam a disputa. Todos os candidatos estão muito quietos, calmos demais. Ou guardam uma carta na manga ou estão esperando o momento certo para entrar no jogo.

 Campanha Eleitoral II

O que deve acontecer na cidade é uma atenção muito grande nas emissoras de rádio, uma vez que Gaspar não possui uma emissora de televisão. As ondas de AM e FM vão ter uma importância muito grande, porque é o meio que mais vai expor as idéias dos candidatos, que ainda têm as matérias na imprensa escrita e as entrevistas para decidir seu voto.

 Campanha Eleitoral III

Quem tem antena parabólica vai ter que assistir aos candidatos de Rio e São Paulo na televisão, pois a programação que passa aqui vem direto dos grandes centros. Quem tem a antena convencional vai ter que ajustar o bombril e se contentar com os candidatos de Blumenau. Resta mais uma alternativa: desligar a TV e ler o Cruzeiro do Vale ou acessar a internet e ver as novidades da política em cruzeirodovale.com.br.

 Campanha Eleitoral IV

Um cuidado que as coligações precisam ter é a questão da integração. Como algumas coligações que acontecem em Gaspar não se repetem em nível estadual, pode acontecer de dois partidos estarem se engalfinhando por aqui e em alguma cidade vizinha as mesmas siglas sentam à mesma mesa e compartilham dos mesmos jantares. A situação fica complicada para os líderes estaduais, os deputados que costumam passar pela base eleitoral na reta final para dar uma força aos candidatos e sempre encontram colegas de outras cores partidárias. Numa cidade, flores e confetes; em outras, inimigos até a morte.

 Campanha Eleitoral V

Outro fator que pode dar uma esquentadinha nas eleições é a confirmação dos debates entre os candidatos, que acontece em 27 de setembro. A data parece distante, mas alguns partidos mais organizados começam a juntar material para soltar ao vivo, nos últimos momentos antes da eleição, para convencer o leitor e saltar na frente nos últimos metros. Como está tudo muito quieto, pode-se esperar de tudo para os momentos mais decisivos da disputa.

 Campanha Eleitoral VI

A edição de hoje do Cruzeiro do Vale traz a segunda matéria sobre eleições municipais. Nesta oportunidade, os eleitores vão ficar sabendo os planos dos candidatos para acabar com o caos que vivemos todos os dias em relação ao trânsito na área central da cidade. O povo não quer enrolação, e a pergunta quer saber como vamos nos livrar dos incalculáveis engarrafamentos que deixam a todos irritados. Será que este é o preço do desenvolvimento e vamos ter que escutar as desculpas esfarrapadas que não há o que fazer? Quem quer governar a cidade precisa saber quais são as prioridades e apontar as soluções.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.